Notícias


Publicado em:
12
4/2018

Especialista ensina a crescer sem sair do orçamento

Veja as dicas do coordenador da ESPM para enfrentar o rescaldo da crise sem perder clientes nem ultrapassar o planejamento



Metatags:

O furacão que sacodiu a vida dos pequenos e médios empresários recentemente, com a crise política e econômica no País, parece já estar diminuindo de intensidade. Ao menos é o que diz o coordenador do MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM, Eduardo França. Para ele, 2018 já indica que a retomada de confiança dos consumidores está próxima.

“Não vamos mais regredir. O consumo continuará existindo, então, devemos pensar: ‘Se eu não fizer melhor, alguém levará esse consumidor’”, avalia.

Aos que preferem continuar, por ora, ainda agindo com cautela, investindo apenas o planejado, França explica como atrair mais clientes sem gastar muito. Na estratégia de negócio do especialista, a base de qualquer esforço de marketing deve ser a percepção visual.

“O cliente não consegue ver tudo. Então, antes de pensar em grandes estratégias, temos que ajudar esse consumidor a visualizar os produtos facilmente, organizando-os por cores, e dando destaque aos itens mais desejados”, ensina, com base no pensamento de que tudo que é bem exposto é visto e, se é visto, é desejado.

França também alerta para pequenos deslizes que podem custar caro aos lojistas. Limpeza sugere qualidade em qualquer comércio – nas papelarias em especial, porque denota o cuidado que se tem com a mercadoria até que ela passe às mãos dos clientes. Erros simples como lâmpadas queimadas, produtos empoeirados e fachada malcuidada afastam os consumidores, às vezes definitivamente.

Fonte: Primeira Página, com informações da Revista da Papelaria


Últimas notícias

Comércio já se prepara para o Natal e abre vagas temporárias

Com a previsão de até 4,5% de aumento nas vendas, contratações seguem o embalo. Oferta de vagas deve ser 15% maior em relação a 2017
Leia Mais

Preparativos para a Paperworld 2019 estão a todo vapor

Mais de mil expositores confirmaram presença no evento faltando meses para sua realização.
Leia Mais

Fichários e acessórios são nicho rentável às papelarias

Produtos movimentam vendas de itens adicionais e conquistam estudantes
Leia Mais