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Publicado em:
22
6/2018

Seis dicas de ouro para quem quer abrir uma papelaria online

Especialistas dão conselhos sobre marketing, pós-vendas e meios de pagamento para que seu e-commerce seja um sucesso



Metatags: E-commerce, Papelaria virtual, Comércio virtual, Loja online.

O empreendedorismo digital tem ganhado força nos últimos anos, ao mesmo tempo em que consumidores brasileiros se engajam cada vez mais nas compras online. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontam que, em 2018, o e-commerce nacional deve crescer 15% em relação a 2017 e faturar R$ 69 bilhões.

O ano deve registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, com um tíquete médio de R$ 310. O setor tem despontado como uma ótima alternativa de negócio, que vai na contramão da crise.

No entanto, iniciar uma loja virtual requer estratégia e muito trabalho. A boa notícia é que atualmente muitas startups brasileiras oferecem soluções que podem ajudar outros empreendedores no processo. Na lista a seguir, você conhece os seis principais conselhos de empreendedores para ajudar no sucesso daqueles que planejam lançar um e-commerce.

Planejamento

Segundo Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce, o primeiro passo a se tomar é o planejamento. É importante pesquisar o nicho de mercado e identificar quem é, como se comporta e o que deseja o seu público-alvo. Elabore um plano de negócios que mostre de quanto será o investimento e se sua ideia é viável financeiramente.

Feito todo o planejamento é hora de escolher uma plataforma para criar a loja. Para Soares, é preciso analisar pontos importantes como: a ferramenta permite atualização conforme novas necessidades? A parte visual atende o meu tipo de negócio? Possui um bom canal de suporte? É compatível com os principais navegadores?

Marketing

Trace as estratégias de marketing. É preciso se fazer conhecido no meio em que deseja atuar. Por isso é necessário direcionar a sua publicidade para o público-alvo que você definiu. Segundo Victor Canô, CEO e fundador da Cazamba, a internet mudou o comportamento dos consumidores: quanto mais informações você tiver a respeito do seu público, mais personalizada será sua comunicação e engajamento, e menor será seu custo por lead e maior o retorno sobre seu investimento.

Pós-vendas

O lucro está na recompra, já ouviu falar? Para Soares, este é um passo que não pode ser esquecido. É fundamental fidelizar seus clientes para que sempre voltem a comprar. Por isso, administre seu pós-venda. Muitos clientes não voltam a comprar, pois depois que fazem sua primeira compra são esquecidos pelo lojista. Realize pesquisas de satisfação, faça promoções exclusivas, esteja aberto a ouvir críticas e entregue sempre mais do que esperado.

Segurança

De acordo com o Tom Canabarro, cofundador da Konduto, o e-commerce é um mercado com altíssimo potencial de faturamento, mas o profissional deve atentar-se a um problema inerente a esta atividade: as fraudes cibernéticas, originadas em compras feitas por criminosos que se utilizam de cartões de crédito clonados. Em 2017, o comércio eletrônico brasileiro teve taxa de tentativa de fraude na casa de 3%, ameaçando a reputação, a saúde financeira e a operação de qualquer negócio.

Qualquer loja virtual hoje em dia deve contar com uma ferramenta antifraude, que analisará para o lojista o risco em compras de cartão de crédito a partir de uma série de informações - como por exemplo dados cadastrais e financeiros, geolocalização, monitoramento do dispositivo utilizado para a compra, comportamento de navegação do cliente etc.

Meio de Pagamento

Aposte na inovação e na otimização na hora de implementar solução de pagamento digital. A tecnologia hoje permite que esse processo possa ser realizado de forma mais simples e dentro da lei. De acordo com Patrick Negri, CEO da iugu, para quem está iniciando sua operação no e-commerce é importante buscar por operações financeiras que oferecem soluções de ponta a ponta, desde o processamento de pagamentos e antecipação de recebíveis até a conciliação financeira, diminuindo o custo da operação e erros humanos para tornar o negócio mais eficiente.

Empréstimo

Se analisando todos estes passos você se der conta que não tem dinheiro disponível para investir ou não quer tirar dinheiro dos lucros da empresa, pedir um empréstimo pode ser uma ótima solução. Muitas fintechs oferecem crédito com juros mais atrativos, como é o caso da BizCapital, que tem como objetivo tornar o crédito mais acessível e atender micro e pequenas empresas que estão fora do radar dos grandes bancos. Todo o processo, desde o pedido até a concessão do empréstimo, segue de forma digital, online ou por telefone, para atender aos requisitos do Banco Central e da legislação bancária, sem muitos dos entraves encontrados em processos tradicionais.


Fonte: Primeira Página, com matéria da IDGNow!


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