Notícias


Publicado em:
6
8/2018

Palestra no Escolar Experience ajuda a entender o Cartão Material Escolar

Diretor da Abigraf e Abfiae, Ricardo Carrijo apresentou o sistema e tirou dúvidas dos participantes.



Metatags: Escolar Experience, Abigraf, Abfiae, Cartão Material Escolar, Papelarias, Palestra

Um dos destaques da programação do Escolar Experience no primeiro dia da Escolar 2018 foi a palestra sobre Cartão Material Escolar. Trata-se de um sistema que substitui as compras governamentais de material escolar por um cartão de crédito concedido aos alunos, de modo que eles possam adquirir os produtos com autonomia e cidadania em papelarias credenciadas.

Ricardo Carrijo, diretor da Abigraf e Abfiae, apresentou as vantagens econômicas e sociais do Cartão Material Escolar, como a diminuição do gasto público com logística, armazenamento e distribuição, o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos e a garantia de qualidade dos produtos – muitas vezes burlada em processos de licitação.

Em seguida, ensinou o passo a passo para sua implantação nos municípios: primeiro, é necessário que os lojistas se reúnam com suas associações comerciais e sindicatos antes de envolver os representantes do poder público. Depois, é feito um cadastramento dos estabelecimentos que podem vender o material escolar aos estudantes beneficiados. Por fim, é concedido o crédito do valor no cartão para que cada aluno escolha e compre seu material escolar.

“É preciso que haja um diálogo com a secretaria de Educação local para que as papelarias possam se abastecer dos materiais que constam da lista e se preparar para atender os pais e alunos com qualidade”, alertou.

Carrijo citou exemplos de experiências bem-sucedidas da implantação do Cartão Material Escolar, como Brasília, cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, e os 217 municípios do estado do Maranhão. Ele respondeu perguntas dos participantes e esclareceu as dúvidas mais comuns.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Cinco dicas do Sebrae para quem quer abrir um e-commerce

Plano de negócio é o primeiro passo para os interessados.
Leia Mais

Natal deve movimentar R$ 53,5 bi na economia

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito apontam que mais de 110 milhões de consumidores devem ir às compras e investir, em média, R$ 116 por produto.
Leia Mais

Quatro em cada dez brasileiros pretendem abrir um negócio até 2020

Na frente de países como Japão, Brasil entrou no ranking com Arábia Saudita, México, Índia, África do Sul e China.
Leia Mais