Notícias


Publicado em:
21
8/2018

Escolar 2018 movimentou o setor de papelarias, material escolar e de escritório

Corredores e estandes cheios, realização de negócios, oferta de conteúdo profissional e muito networking fizeram o sucesso da 32ª edição da feira.



Metatags: Escolar 2018, Feira, Negócios, Conteúdo, Relacionamento, Networking, Rodadas de Negócios, Papelarias, Escolas, Escritórios, Caravanas

Encerrada no dia 8 de agosto, a Escolar 2018 foi marcada por corredores e estandes cheios, realização de negócios, oferta de conteúdo profissional e muito networking.

A nova planta, com pavilhão sem divisórias e estandes mais abertos, a presença de visitantes de diversas regiões e a abertura num domingo foram alguns dos pontos mais elogiados. O primeiro dia, 5, recebeu uma visitação 12% maior que o mesmo dia da edição 2017. Além dos compradores de todo o País que visitam a feira individualmente ou em grupos, a Escolar 2018 recebeu caravanas das cidades de Franca, Ribeirão Preto e Bauru (São Paulo) e de Belo Horizonte (Minas Gerais).

Para o presidente da Francal Feiras, promotora da Escolar Office Brasil, esta edição mexeu com o mercado. “Os lojistas reconheceram que este é o grande encontro anual do setor de papelarias, pois conseguiram encontrar os produtos desejados para renovar as vitrines e abastecer o estoque. Os negócios realizados vão movimentar as fábricas e colaborar para o processo de retomada da atividade econômica”, diz o executivo.

Sem contar as vendas nos estandes das 140 empresas participantes, as Rodadas de Negócios – reuniões entre expositores e compradores convidados num ambiente reservado – renderam R$ 628 mil em negócios imediatos e prospectaram outros R$ 3,5 milhões para os próximos 12 meses. Durante três dias (6, 7 e 8), foram realizadas 211 reuniões entre 39 expositores e 19 compradores vindos do Distrito Federal e de 11 estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Um dos compradores convidados, Paulo Freire, diretor comercial da Livraria MEC, em Jardim dos Guararapes (PE), diz que firmou parceria com dois novos fornecedores durante as Rodadas e renovou negócios com empresas já conhecidas. De acordo com ele, tanto as reuniões reservadas quanto a própria Escolar 2018 superaram suas expectativas: “Contatos de sucesso e muitos negócios fechados”, garante.

Com o intuito de levar novidades para Belém do Pará (PA), Paulo Henrique Rodrigues, diretor da Magazan, participou das reuniões e também se mostrou satisfeito. “As expectativas foram atendidas, graças ao contato direto com os fornecedores. Tivemos a oportunidade de estar com a pessoa certa, na hora certa”.

Conteúdo

Ao longo de quatro dias, a Escolar 2018 ofereceu mais de 20 horas de conteúdo técnico de alta qualidade, em palestras como a de abertura, ministrada pelo economista Ricardo Amorim, a programação do Escolar Experience e do Seminário de Educação. Uma das atrações mais concorridas, o Painel E-Commerce trouxe profissionais do varejo como Gimba, Saraiva e outros para falarem do comércio eletrônico voltado exclusivamente ao setor de material escolar, de escritório e papelarias.

Valeska Oliveira, gerente de Negócios da Escolar 2018, acredita que este modelo é outro fator de sucesso da feira. “Conteúdo somado a relacionamento gera resultados”, diz a executiva. “Quando o varejista está mais bem informado, ele se sente motivado a fazer os ajustes necessários para vender mais e melhor, movimentando os negócios da feira e do mercado como um todo”.

Espaços diferenciados, como a Papelaria Modelo, também serviram para mostrar aos donos de papelarias como a disposição dos produtos e técnicas de visual merchandising podem contribuir positivamente na experiência de compra e fidelização dos clientes. Durante a feira, técnicos do Sebrae comandaram visitas monitoradas neste espaço para explicar os conceitos e tirar dúvidas.

Para colaborar ainda mais nesse processo, a Escolar 2018 e a MP Papeleiras presentearam um dos visitantes da feira com uma repaginada na loja, que inclui entrega e instalação de um moderno mobiliário. A Papelaria Renascer, de Santos/SP, foi a grande vencedora da promoção, sorteada entre centenas de concorrentes. A ação contemplou também um Representante Comercial com um smartphone, e o ganhador foi o profissional Ricardo Bom Tempo.

Fonte: Primeira Página


Últimas notícias

Reaproveitamento é boa dica para economizar com material escolar

Além de cuidar da saúde do bolso numa época marcada por outras despesas, atitude contribui também para o meio ambiente.
Leia Mais

Dicas para obter sucesso no comércio online na Black Friday

É importante entender que o consumidor busca uma experiência personalizada, que abrange conteúdo e interações nos canais de comunicação do varejo.
Leia Mais

Papelaria com Personalidade lança Agenda de Signos 2019

Em edição limitada, produto tem conteúdo exclusivo, design sofisticado e selo Carbon Free.
Leia Mais