Notícias


Publicado em:
4
10/2018

Que tal dar um livro de presente no Dia das Crianças?

Hábito de leitura é fruto de influência da família para mais de 30% dos brasileiros, indica pesquisa



Metatags: Livro, Literatura, Leitor, Pesquisa, Educação, Influência, Presente, Dia das Crianças, Pró-Livro, Ibope Inteligência

Em dúvida sobre o que dar de presente no Dia das Crianças? Uma sugestão é levar em consideração a importância da leitura na formação dos pequenos. Além de ser fundamental para o processo de aprendizagem, é através dela que a criança conhece novos mundos, estimula o imaginário, o lúdico e adquire conhecimento.

De acordo com a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência e considerada o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro -, 33% dos leitores sofreram a influência de alguém para começar a gostar de ler.

Destes, 19% complementaram dizendo que algum dos responsáveis ou parente influenciou seu desejo pela leitura. Percebe-se, a partir destes dados, que a família tem grande relevância na formação de leitores.

A pesquisa informa que as principais formas de acesso ao livro são: compra em loja física ou pela internet (43%), presente (23%) e empréstimo de algum familiar ou amigo (21%). Entre os leitores, 48% afirmam receber livros como presentes da família. Entre os que compraram livros nos últimos 3 meses, esse percentual cresce para 56%.

A capa de um livro é o principal motivo de escolha na faixa etária entre 5 e 13 anos. Nas faixas etárias correspondentes aos ciclos da escolarização básica (Ensino Fundamental e Médio), as “dicas dos professores” são as de maior peso para aqueles que estão entre os 5 e os 10 anos de idade.

De acordo com o estudo, ter um influenciador de leitura dentro de casa faz bastante diferença para formar novos leitores, crianças que crescerão com o hábito de ler.

Fonte: Primeira Página, com informações da Jô Ribes Comunicação


Últimas notícias

Gloob comemora 35 milhões de produtos licenciados vendidos

Propriedades da marca despontam no mercado em diversos segmentos, como papelaria, brinquedos, confecção, calçados e outros.
Leia Mais

Dicas para economizar na compra do material escolar

Programar-se com antecedência, reaproveitar itens do ano anterior e juntar-se a outros pais para comprar em maior quantidade podem diminuir o impacto no orçamento doméstico
Leia Mais

Inovação versus eficiência

Em artigo publicado na Revista da Papelaria, especialista alerta que a eficiência operacional, tão importante para o crescimento de qualquer negócio, pode sufocar inovação nas empresas.
Leia Mais