Notícias


Publicado em:
4
10/2018

Que tal dar um livro de presente no Dia das Crianças?

Hábito de leitura é fruto de influência da família para mais de 30% dos brasileiros, indica pesquisa



Metatags: Livro, Literatura, Leitor, Pesquisa, Educação, Influência, Presente, Dia das Crianças, Pró-Livro, Ibope Inteligência

Em dúvida sobre o que dar de presente no Dia das Crianças? Uma sugestão é levar em consideração a importância da leitura na formação dos pequenos. Além de ser fundamental para o processo de aprendizagem, é através dela que a criança conhece novos mundos, estimula o imaginário, o lúdico e adquire conhecimento.

De acordo com a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência e considerada o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro -, 33% dos leitores sofreram a influência de alguém para começar a gostar de ler.

Destes, 19% complementaram dizendo que algum dos responsáveis ou parente influenciou seu desejo pela leitura. Percebe-se, a partir destes dados, que a família tem grande relevância na formação de leitores.

A pesquisa informa que as principais formas de acesso ao livro são: compra em loja física ou pela internet (43%), presente (23%) e empréstimo de algum familiar ou amigo (21%). Entre os leitores, 48% afirmam receber livros como presentes da família. Entre os que compraram livros nos últimos 3 meses, esse percentual cresce para 56%.

A capa de um livro é o principal motivo de escolha na faixa etária entre 5 e 13 anos. Nas faixas etárias correspondentes aos ciclos da escolarização básica (Ensino Fundamental e Médio), as “dicas dos professores” são as de maior peso para aqueles que estão entre os 5 e os 10 anos de idade.

De acordo com o estudo, ter um influenciador de leitura dentro de casa faz bastante diferença para formar novos leitores, crianças que crescerão com o hábito de ler.

Fonte: Primeira Página, com informações da Jô Ribes Comunicação


Últimas notícias

Aprenda a gerar tráfego qualificado em seu e-commerce

Mais do que atrair clientes, sua empresa conquistará fidelização, leads qualificados e, consequentemente, aumentará as taxas de conversão de vendas.
Leia Mais

O que esperar do marketing digital em 2019?

Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, lista as sete áreas principais de mudança no segmento e os desafios para o comércio este ano.
Leia Mais

LBV arrecada material escolar para crianças da Paraíba

Iniciativa pretende compor 19 mil kits pedagógicos para estudantes atendidos pela instituição e organizações parceiras.
Leia Mais