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Publicado em:
11
2/2019

Prepare seu e-commerce para o calendário comemorativo de 2019

Especialista fala sobre a importância dos profissionais colocarem em prática campanhas de marketing, estrutura do site, organização de estoque e outros pontos para conquistar clientes.



Metatags: Negócio, Marca, E-Commerce, Linx, Vendas
Divulgação

Durante 2019, o varejo brasileiro deve crescer 5,2%, segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A porcentagem, aparentemente modesta, terá um efeito real de enormes proporções, considerando que o faturamento do setor alcançou em 2018 a marca de R$ 1,5 trilhão, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


No que diz respeito ao comércio digital, o cenário também é bastante favorável e o volume de vendas deve atingir R$ 79,9 bilhões em 2019. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que também afirmou que o montante representa um crescimento de 16% sobre 2018.


A busca por nova freguesia – ou mesmo consumidores fiéis –, acontece o ano todo, mas especialmente nas datas especiais do calendário anual de compras. “Nestes períodos, é importante que os profissionais de e-commerce consigam se antecipar para colocar em prática campanhas de marketing, deixar a estrutura do site em dia, organizar o estoque, e fazer de tudo para conquistar ainda mais clientes em 2019. As principais datas devem estar no radar dos varejistas que desejam potencializar seus resultados”, afirma Mauricio Correa, diretor da Linx Commerce.


Confira as principais datas do calendário comercial:


Fevereiro: volta às aulas


O site de cupons Tiendeo estimou que no último ano os brasileiros gastariam, em média, R$ 517 por filho com a compra de material escolar no período que antecede a volta às aulas. O ticket médio considerado alto e a grande variação de preço entre as lojas (alguns itens têm diferenças superior a 260%) levam os pais ao e-commerce pela facilidade na comparação de preços. Quem trabalha no segmento, portanto, também precisa estar preparado para esta época.


Março: Carnaval


Em 2019, o Carnaval será celebrado em 5 de março. Essa é uma data especial que precisa ser levada a sério, especialmente entre as lojas virtuais que comercializam fantasias, maquiagens, bebidas alcoólicas e pacotes de turismo.


Abril: Páscoa


Os ovos de Páscoa ainda são a grande aposta deste mês, mas outros produtos e serviços também ganham maior apelo na data, como os hotéis ou mesmo as lojas de brinquedos, que costumam agradar muito as crianças.


Maio: Dia das Mães


Segundo levantamento da Linx, no Dia das Mães de 2018 houve um aumento médio de 9,3% no número de visualizações por dia em lojas virtuais, com um pico de aumento de 31% nesta data. O aumento médio da receita durante o período foi de 9%, com um aumento pontual de 33% no dia 8/5.


Junho: Dia dos Namorados


As vendas via e-commerce têm contribuído para ampliar os resultados dos lojistas no fechamento do primeiro semestre, especialmente nos últimos três anos.


Julho: liquidações de inverno


Com a proximidade do fim da estação mais fria, nesta época do ano o segmento de moda já está a todo vapor, preparando-se para explorar as vitrines com as coleções de estampa, flores e cores quentes, típicas de primavera e verão.


Comece a se preparar para as liquidações de inverno, com descontos que diminuem um pouco a margem do lojista, mas compensam em volume de vendas e em menos peças sobrando no estoque.


Agosto: Dia dos Pais


De acordo com o Ebit/Nielsen, em 2018, os produtos mais vendidos foram livros, tênis, suplementos, perfumes, camisetas e vinhos. Aproveite para apostar em ferramentas e soluções tecnológicas capazes de otimizar a exibição dos produtos, de acordo com o que o consumidor deseja.


Setembro: Dia do Cliente


Em 15 de setembro, quando se comemora o Dia do Cliente, existe uma ótima oportunidade para colocar em prática estratégias que valorizem e engajem o consumidor, estimulando as suas vendas (até mesmo antecipando as suas ofertas de Black Friday) e fidelizando o cliente em meio ao alto volume de concorrência na web.


Outubro: Dia das Crianças


Em 2018, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as estimativas das vendas virtuais no Brasil foram de R$ 2,1 bilhões. Além de brinquedos, a data também pode movimentar os segmentos de moda, eletrônicos, materiais esportivos e escolares, devido ao começo da temporada de vendas de fim de ano.


Novembro: Black Friday e Cyber Monday



  • De acordo com um levantamento da Linx, gigantes do varejo online receberam 10 vezes mais visitas durante a Black Friday e os brasileiros gastaram em média R$ 598 no e-commerce. Algumas ações fundamentais para isso são:

  • Disponibilizar múltiplos canais de venda e atendimento;

  • Otimizar a infraestrutura da sua loja virtual para evitar instabilidade;

  • Oferecer promoções de verdade, nada de “metade do dobro”;

  • Organizar o estoque para não faltar nem sobrar produtos;

  • Planejar a sua campanha de marketing com antecedência;

  • Motivar a sua equipe a prestar um atendimento ágil e eficiente;

  • Manter contato com o cliente no pós-venda; e

  • Ficar de olho na logística para não atrasar as entregas.


Dezembro: Natal


É importantíssimo avaliar a estrutura do e-commerce, o estoque e os prazos de entrega, para garantir que o cliente receba o produto antes do Natal. Além disso, as ações de marketing devem ser feitas produzidas e divulgadas previamente.

Fonte: Primeira Página com informações da Linx.


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