Eles querem mais. Uma borracha que serve apenas para apagar? Um corretivo comum? Não, isso não é mais suficiente para os fãs de papelaria e as marcas já entenderam isso. Há uma crescente nos lançamentos de produtos cada vez mais versáteis a fim de agradar a esse público sedento por inovações. E você, papeleiro, tem tudo a ver com isso!
Cadernos com folhas reposicionáveis, notas adesivas transparentes, lápis infinito, são alguns exemplos de sucessos de vendas nos últimos meses. E o que esses produtos têm em comum? Versatilidades e funcionalidades além do óbvio, palavras que têm sido o foco nas últimas temporadas de lançamentos no mundo da papelaria.
Os consumidores buscam itens que vão além do propósito inicial. Sejam eles modelos multifuncionais, com alta durabilidade ou pela praticidade agregada, são facilitadores da rotina. Além da irreverência, esses produtos oferecem soluções.
A interseção entre tecnologia e produtos de papelaria tem sido estreitada e o resultado é a variedade de inovações que combinam o melhor dos dois mundos. À exemplo dos cadernos com recursos de digitalização e conectividade que permitem aos usuários a captura de anotações do papel e a organização digital de maneira rápida e prática. Se o problema era carregar os cadernos pesados sempre juntos, agora não é mais.
Quando o lápis infinito é anunciado como equivalente a cem lápis comuns ou quando é possível utilizar produtos com refis substituíveis, subentende-se a ideia de redução de desperdício pela maximização da utilidade e, consequentemente, a bandeira da sustentabilidade é erguida junto a experiência de consumo. Do mesmo modo, a papelaria inclusiva também entra no cerne, produtos como canetas ergonômicas ou marca-textos que podem ter a ponta trocada de lado, solucionam as demandas de ampla variedade de usuários.
Nesse cenário, papeleiro, conhecer e destacar as várias utilizações e funcionalidades de um mesmo produto pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar as vendas, uma vez que, fortalece a percepção de valor do produto e melhora a experiência de compra do cliente. Além disso, a criatividade na apresentação desses produtos se mostra crucial para alavancar o crescimento nas redes sociais.
Vale ressaltar, que a versatilidade também pode ser fruto da criatividade e é capaz de transformar um produto básico em viral. Foi assim que um vídeo tecnicamente simples da De Papier, intitulado “4 ideias diferentes para usar com clips de papel”, alcançou, até o momento da finalização desse artigo, o incrível número de 23.7 milhões de visualizações no Instagram.
No mundo digital, todos estão tentando se destacar, vence quem conta a história da melhor e mais criativa forma, isso também vale para produtos. Seguir tendências não é a única forma de se tornar relevante. É preciso fazer mais. Dominar as particularidades dos produtos, criar, instigar e inspirar são ações que têm grandes chances de gerarem resultados surpreendentes.