Existem várias formas de vendermos um produto e uma delas é gerando conexão. Olhar seu produto e vê-lo além de custo benefício, pode te ajudar a criar uma relação duradoura com seu cliente. Ao pensar nas motivações emocionais – e não só racionais – para um compra, criamos linhas de comunicação diversas que nos ajudam a encontrar novas formas de atingirmos nosso público consumidor.
Sob essa ótica, um caderno é bem mais do que um caderno – na verdade, ele pode ser o instrumento de transformação na vida do seu cliente, que pode estar comprando o caderno para estudar para o tão almejado vestibular, para anotar tarefas ou até mesmo listar sonhos… é pensando no objetivo por trás da compra que repensamos nossa forma de criar laços com o cliente, gerar conexão no momento da compra e reforçar que, muito mais do que uma papelaria, somos agentes de transformação.
E, como agentes de transformação, deixamos de ser uma papelaria corriqueira e assumimos o papel de aliados diários dos nossos clientes.
Essa visão também ajuda na hora de criar uma linha de comunicação de marketing. Já explorou o custo, a beleza, as vantagens e o hype do seu produto? Então que tal explorar o lado sentimental dele e comunicá-lo como objeto de mudança de rotina?
Acredito que a palavra escrita tem um poder gigantesco de transformar nossas vidas, então um caderno e uma caneta podem ser itens de necessidade básica para aqueles clientes que querem mudar de vida, que almejam uma rotina mais controlada, que usam a escrita criativa como forma de acalmar a mente ou que simplesmente buscam mais do que praticidade.
Entender que existem vários tipos de clientes e que pelo menos uma parcela deles querem mais do que fazer uma compra, com certeza ajuda a transformarmos o ato da compra em uma experiência que promete ser o primeiro passo para algo muito maior.