Diversificar para crescer

A diversificação de produtos no mundo papeleiro emerge como uma estratégia fundamental de crescimento frente ao mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução. Com consumidores cada vez mais exigentes, as papelarias que apostam em expandir o seu portifólio tendem a alcançar uma gama maior de clientes e, assim, garantir uma vantagem competitiva diante da concorrência. Agregar para crescer, vamos lá, papeleiros?

Papelaria vende durante o ano inteiro, isso é verdade. Mas e se pudermos agregar valor com produtos adjacentes e aumentarmos o ticket de venda nos meses em que as vendas não estão aquecidas?
A principal ideia por trás da estratégia de diversificação é justamente agregar produtos que ornam entre si dentro do universo que é papelaria, sendo crucial para aumentar a participação do negócio no mercado, atender a um público mais diverso e ainda diminuir os impactos da sazonalidade, com redução dos riscos econômicos trazidos pelas flutuações do mercado.

Papelaria se tornou um lifestyle e as grandes marcas já entenderam isso, afinal não é incomum abrir catálogos cada vez mais robustos com uma variedade ampla de produtos de um mesmo fornecedor. Ao olhar para os expositores da maior Feira de Papelaria das Américas, a Escolar Office, esse panorama se concretiza ainda mais, vemos com frequência a associação de papelaria com informática, com artesanato, com artigos de presentes, com decoração, com artigos de festa, várias facetas de um mesmo universo, várias oportunidades de um mesmo nicho.

É preciso também pensar como o consumidor e perceber que a diversificação de produtos é um forte ponto de comodidade e ssso também faz parte da experiência cliente. Por exemplo, imagine o quão vantajoso é entrar em uma papelaria física ou online e encontrar todas as opções de presente de Natal que precisa: uma lancheira para sobrinha de 10 anos que é fã da Hello Kitty, um caderno reposicionável para o afilhado que acabou de entrar na faculdade, a tia que adora artesanato ganhará um kit de brushes e o amigo oculto, que é um amante da tecnologia, um fone de ouvidos.

Mas é preciso estar atento, a diversificação é uma estratégia abrangente que perpassa por expansão de categorias de produtos, novas ofertas, novos relacionamentos, implementação de marketing eficaz. O que significa que é necessário investir tempo e recursos de forma eficiente, realizar pesquisas com consumidores e encontrar os produtos que de fato conectem-se com o seu negócio.

A junção de produtos de papelaria com tantas outras opções fortalece ainda mais o mercado, tendo em vista que expande os horizontes comerciais e a oportunidade de crescimento. Esses novos modelos de negócios são importantes para se diferenciar e adaptar-se às tendências, aproveitando as oportunidades desse mercado em constante evolução que é papelaria.

Elementos-1-1

Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento a Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento a
Visitante:

visitante@francal.com.br

Promoção / Organização

Francal Feiras Empreendimentos LTDA – 50.230.978/0004-60

COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.