São Paulo, 05 de agosto de 2024 – O segundo dia da Escolar Office Brasil, a maior feira de papelaria das Américas, contou com mais um dia de atividades no palco Experience, que apresentou palestras e painéis inspiradores sobre o setor e no poder do marketing de influência para engajar os consumidores. Destaque para o talk com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch, que transformou o cenário da moda e da papelaria, apresentando um case de sucesso e lançando sua collab com a marca STAEDTLER.
Além disso, não deixe de acompanhar o EscolarCast, podcast exclusivo que está acontecendo ao vivo durante os quatro dias da Escolar Office. Com seis episódios por dia, apresentados por Marcela Viecelli e Tiele Machado, o podcast apresentará 24 episódios de 45 minutos ao vivo no YouTube, oferecendo conteúdo para quem não pode estar na feira, fortalecendo a conexão com o setor de papelaria e oferecendo insights para os papeleiros e papeleiras de plantão.
Ainda no canal do Instagram e no Youtube da Escolar, é possível acompanhar resumos diários do que está acontecendo na feira. Veja aqui como foi o primeiro e o segundo dia.
PALCO EXPERIENCE
CASE: STAEDTLER e Alexandre Herchcovitch
O segundo momento do painel “Desvendando o Marketing de Influência”, teve como foco principal a collab realizada pelo designer de moda, Alexandre Herchcovitch, junto da marca de papelaria Seadtler representada pelo Managing Director, Alexandre Facci. Juntos, eles contaram como pensaram em três públicos diferentes: os estudantes, trabalhadores e hobby art’s; para desenvolver kits que focassem em cada um desses públicos.
Os palestrantes ainda abordaram como a qualidade e cuidado agregam valor para a marca, e que no caso de Alexandre Herchcovitch o rosto de sua marca é ele próprio. Ressaltaram que a confiança passada pela fala dele é importante na conversão de vendas, mas também na escolha de outros influenciadores, porque não basta realizar seedings para pessoas que não vão usar os produtos. Segundo Facci, o consumidor é o foco e, para isso, é preciso que se tenha qualidade por todas as etapas, não apenas na produção.
A última parte da palestra encerrou com todos os palestrantes juntos e a mediadora, Cristiane Ribeiro, CMO do Caderno Inteligente, respondendo dúvidas do público, bem como, dando conselhos e reafirmando o conceito de uma marca ter uma identidade e um rosto, espaço ocupado pelos influenciadores.
Desvendando o Marketing de Influência: Estratégias para converter mais com influenciadores
A palestra “Desvendando o marketing de influência: estratégias para converter mais com influenciadores” trouxe um bate-papo que abordou a temática do negócio com foco nos influenciadores e em como eles podem ajudar as marcas. A gerente de marketing da Maped, Juliana Patudo, começou falando sobre como focar na geração Y e que 45% das pessoas que pertencem a esta geração são diretamente influenciados por creators digitais. Paralelamente, abordou a importância da marca em ter um rosto, por isso os influenciadores escolhidos para serem embaixadores cumprem este papel, sempre transmitindo verdade em seus conteúdos. Outro ponto é a importância do influencer ter sinergia com a marca.
Já Fernanda Sabino, gerente de comunicação e marketing da Francal, falou sobre a importância de escolher os influenciadores certo para fortalecer a estratégia de brand marketing da feira. “A escolha de um squad de criadores de conteúdo qualificado fortalece a imagem da Escolar Office Brasil, reforçando nosso conceito de marca e ampliando a presença da feira nas redes sociais e dia-a-dia das papelarias”.
Mais um ano, a Escolar Office Brasil trouxe um squad de influenciadores qualificado para atuar e representar o setor para a sua audiência, que são os consumidores e papelarias, que é onde a Escolar quer estar. Como objetivo final, o trabalho desse squad é gerar awareness utilizando a audiência dos influenciadores. É neste público nichado e super selecionado que a Escolar consegue passar todas as mensagens relevantes para além dos quatro dias da feira.
Aumente suas vendas na volta às aulas com o Programa Material Escolar
Com mediação de Aline Prado Fogolin (Relações Institucionais da ABFIAE), os convidados realizaram um talk a respeito da época mais importante para o setor de papelaria, usando como estratégia o Programa Material Escolar – benefício que possibilita a obtenção de materiais escolares em papelarias cadastradas. O discursista Sidnei Bergamaschi (Presidente da Acco Brands Brasil, Presidente da ABFIAE e Diretor da ABIGRAF), abriu o bate-papo ressaltando que “esse é um programa que revoluciona o varejo escolar, essa iniciativa traz um aumento expressivo de faturamento para o setor”.
Vanessa Conde Carvalho (Coordenadora na Secretaria de Educação do Município de SP) conduziu um bate-papo enriquecedor sobre o setor com dados de mercado. De uma maneira descontraída, a coordenadora apresentou a forma de participar do programa e dois cases de sucesso em papelarias. “Há uma previsão em torno de R$286 milhões de reais de repasse em torno desse Programa”, relatou.
Arthur Repelevicz (Diretor de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçú – PR) declarou, em vídeo, a sua experiência profissional na implementação do Programa Material Escolar no seu município e declarou: “No período de 2021 editamos essa lei municipal e efetivamos esse benefício. Pensando também no setor de papelaria, criamos um mecanismo de desenvolvimento econômico para fomentar esse varejo na cidade e, assim, os alunos adquirem autonomia para ir até as papelarias e escolherem o material deles próprios”.
Os palestrantes Dino Brito e Fabiana Brito (Proprietários da Papelaria Encantada) e Fernando Victorino (Proprietário da Papelaria Matriz) também estiveram presentes no talk e contaram suas histórias, trazendo uma visão como empresários do setor de papelarias. “Em 2021, tivemos um ano fantástico. Aumentamos nosso faturamento em 40% no primeiro ano que cadastramos o Programa Material Escolar, no segundo ano, atingimos mais 25% de crescimento”, declarou Dino Brito.
Definindo o melhor mix de produtos licenciados para a sua papelaria
No talk sobre como definir o melhor mix de produtos licenciados palestrado por Marici Ferreira (CEO do EP Grupo), Heitor Nogueira (diretor de vendas da Redibra) e Bruno Astolfi (gerente de marketing e produto do grupo Leonora), os varejistas receberam dicas valiosas para a hora de escolher por produtos com personagens e marcas. “Optar por empresas que tenham investimentos e planos à longo e médio prazo com as marcas licenciadas é essencial na hora da compra dos produtos. Isso garante uma maior qualidade dos produtos, quantidade e vendas”, afirma Nogueira.
Já para garantir um bom resultado na revenda desses produtos, Astolfi comenta: “O varejista também pode e deve contar com o apoio da equipe de trade das indústrias. Eles vão ter todo o material para decorar os pontos de venda, displayers, tudo já aprovado com as marcas. Isso vai ajudar muito a encantar o cliente”. Acompanhar as tendências de mercado também é importante. “Os produtos licenciados geram encantamento, prestar atenção nos lançamentos de filmes e séries, acompanhar as redes sociais e estar atento com os gostos dos consumidores pode ajudar na hora de escolher da marca licenciada”, conta Marici.
Mentoria Express: Receba insights sobre a imagem digital do seu negócio
As especialistas Marcela Viecelli e Tiele Machado, Fundadoras do NewOffice, projeto com encontros regionais que já acontecem há 6 anos e que tem como objetivo ajudar as papelarias a terem sucesso em vendas, realizaram uma mentoria express no palco da Escolar Office, onde interagiram ativamente com o público, usando as redes sociais dos participantes como exemplo.
“O cotidiano e a constância nas redes sociais são essenciais para ganhar visibilidade e atrair novos públicos.” comentaram durante a mentoria.
Esse exercício demonstrou o impacto poderoso das redes sociais na imagem digital de um negócio, onde trouxeram 4 passos para ter uma rede social ainda mais atrativa:
- Use o logotipo em diferentes formatos, para sempre estar presente nas publicações, reforçando e destacando sua marca.
- Incorpore todas as sugestões do Instagram, para que a plataforma compreenda seu negócio e o direcione ao público certo, mantendo uma descrição completa na bio do Instagram.
- Categorize e padronize os ícones de destaque para facilitar a identificação e melhorar a organização do perfil.
- Utilize capas de vídeos e elementos de identificação que comuniquem claramente sua mensagem ao público.
Destacaram no final que, “Atualmente o Instagram é uma ferramenta de entretenimento, não é um canal de vendas. Criar relacionamentos e gerar conteúdo relevante são fundamentais para demonstrar a importância do seu conteúdo para o cliente.”
SERVIÇO – Escolar Office Brasil 2024
Quando: de 04 a 07 de agosto de 2024
Horários: 11h às 20h e 4º dia 11h às 18h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP.
Site oficial: Clique aqui
Sobre a Escolar
A Escolar Office Brasil é maior feira B2B das Américas, focada em papelarias, material escolar, de escritório e organização. Ela é um verdadeiro ponto de encontro para relacionamento, negócios e apresentação de lançamentos e tendências, com uma variedade de exposições, palestras e atividades, a Escolar Office é um evento imperdível para todos os interessados no mundo da papelaria.
Sobre a Francal
A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969. Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais. Em mais de cinco décadas, nos tornamos uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos do país e hoje temos em nosso portfólio 16 eventos. Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios.
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
Aliny Pavan e João Godoy (atendimentos)
Tatiana Izquierdo (gerente)