Quem comercializa produtos destinados ao público jovem e, principalmente, infantil, precisa estar atento à rastreabilidade desses produtos e à sua conformidade com os testes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É o alerta que faz Millene Fonseca, engenheira do Inmetro convidada para participar da trilha de conteúdo da Escolar Office Brasil em uma talk intitulada “Requisitos regulatórios a serem atendidos por lojistas e cuidados a serem tomados pelos consumidores”.
“É muito importante para quem atua no segmento de papelaria estar atento às indicações de conformidade de que o produto foi testado pelo Inmetro e de que possui o nível de segurança adequado para cada idade”, explica Fonseca. “Ter essa rastreabilidade traz a segurança de não ser atuado em caso de fiscalização.”
Fonseca destaca para quais tipos de produtos a atenção deve ser redobrada. “É preciso cuidado extra com artigos que apresentem pontas perigosas, bordas cortantes, riscos toxicológicos em produtos que tenham pasta, pó ou gel em sua composição e partes pequenas que possam ser engolidas ou causar sufocamento.”
Ela informa que o Inmetro realiza diversas ações de conscientização, mas Fonseca acredita que após a pandemia essas ações precisam ser renovadas para ampliar seu alcance. “É importante que toda cadeia produtiva, fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas busquem se informar sobre como garantir a segurança e obter as informações necessárias sobre os produtos.”
Marca aposta em quiosques em shopping e franquias para crescer no segmento de papelarias
Organização, planejamento e produtividade estão entre os problemas que os produtos da Magnólia Papelaria se propõem a resolver. Criada em 2018 a partir da dificuldade da cunhada de Fillipe Janiques, sócio-fundador, encontrar materiais para organizar a rotina de estudos, a marca conta com mais de 80 pontos de venda, entre quiosques próprios e franquias, atualmente.
“O mercado de papelarias em 2017, ano que começamos a pesquisar sobre o setor, era dividido em dois grandes players. O primeiro era as grandes lojas de autosserviço e o outro era a parte das lojas-boutiques, com maior valor agregado e itens mais voltados ao universo de presentes”, contou Janiques durante palestra realizada nesta quarta-feira (3) na arena Escolar Experience, na Escolar Office Brasil.
Naquele cenário, o empresário – que já empreendia no ramo da indústria de alimentos – e os sócios decidiram criar uma papelaria dedicada a produtos do cotidiano, para auxiliar as pessoas no processo de organização, planejamento e produtividade do dia a dia. Então, criaram a Magnólia Papelaria e adotaram um modelo inédito neste mercado, quiosques em shopping, de olho no volume de visitantes e na baixa complexidade de instalação.
“Mesmo se tratando de uma compra recorrente e por impulso, já que dificilmente a pessoa planeja comprar algum item de papelaria, nós precisávamos melhorar a experiência do cliente. Então, criamos um quiosque com interatividade, onde nossos consultores entendem as necessidades do cliente para indicar o melhor produto”, detalhou Janiques.
No início, a papelaria se dedicava na revenda de marcas conhecidas do mercado. Desde 2019 – ano que também se tornou uma franqueadora -, começou a desenvolver linhas próprias com produtos dedicados ao planejamento, tais como planners e agendas. Hoje, as linhas autorais têm pelo menos 100 itens e representam aproximadamente 27% das vendas totais.
Especialista explica como papelarias podem explorar onda da organização
O tema da organização e o trabalho dos personal organizers se confirmou como uma tendência do mercado nesta edição da Escolar Office Brasil. Foi com esse tema que a programação do espaço Escolar Experience Talks encerrou sua programação de conteúdo trazendo a Personal Organizer Fernanda Périco com a apresentação “A hora e a vez da organização pessoal, profissional e residencial”.
“O segmento de organização traz muitas oportunidades para o ramo de papelarias e uma dica é que se conheça mais sobre essa área, porque mesmo produtos que não foram pensados para organização podem ser utilizados com essa finalidade, o que aumenta as possibilidades”, explica Périco.
Ela afirma que para o desenvolvimento pleno desse cenário de oportunidades é importante que se busque parcerias e a orientação de especialistas no assunto. “Pode ser para promover uma oficina, produzir uma vitrine chamativa ou fazer uma live para promover a presença digital.”
Périco também destaca que, diferente do que muita gente pode pensar inicialmente, a organização vai além de uma arrumação para prazer estético, ela torna a vida mais prática, o trabalho mais produtivo, fazendo as pessoas ganharem tempo. “Esse é um aspecto que precisa ser reforçado, porque valoriza ainda mais produtos e mostra que a organização pode ser uma ferramenta também profissional que ajuda na performance do dia a dia.”
Como tendência de produtos para o segmento de organização, Périco destaca o decorativo em parceria com o funcional. “As linhas de produtos organizadores têm se pautado por tendências de cores e estampas do momento. Quem for investir nisso precisa estar atento a essas preferências do público”, finaliza.
Organização do estande garante o sucesso da empresa em uma feira
Quem visita uma feira de negócios não tem a dimensão de tudo que foi envolvido para que o evento pudesse acontecer. E um dos pontos mais importantes é a organização do estande. Para Valéria Bartasinkas, designer de interiores e personal organizer, a preocupação com a disposição de produtos e destaque da marca faz a diferença para o sucesso de uma empresa no evento.
“Para ter sucesso, o seu estande precisa se destacar, chamar a atenção dos visitantes gerar interesse em conhecer o espaço e o que está sendo oferecido”, afirma Bartasinkas, que falou sobre “Organização de Stands” no Anpop Lab, no último dia da Escolar Office Brasil. “É bom lembrar que a empresa não será a única a realizar a exposição, outras marcas e empresas estarão lá para alcançar o público”.
O cuidado deve começar, segundo a personal organizer, no pré-evento. “É preciso entender qual será a dimensão da feira, quantos serão os expositores, qual a expectativa de público para, assim, dimensionar qual será o volume de material necessário e qual o pessoal estará envolvido”, explica. “Não se pode investir em um estande e depois faltar material e produto”.
A posição dos produtos também precisa ter atenção especial. Bartasinkas diz que a arrumação dentro do estande faz toda a diferença. “É preciso aproveitar os espaços para valorizar a marca da empresa e os produtos expostos, de forma que o visitante receba a informação antes mesmo de entrar no espaço. Além disso, funcionários uniformizados com as cores e a marca da empresa ampliam a visibilidade”.
Escolar Office Brasil 2022:
Data: 31 de julho a 3 de agosto
Horário: das 11h às 20h (no dia 3/8, das 11h às 18h)
Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP)
Organização: Francal Feiras
Para mais informações e credenciamento gratuito, clique aqui
Galeria de fotos clique aqui
Apoio Institucional: ABIGRAF SP – Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo; ABIACAV – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem; ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ANPOP Brasil – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Mais informações para a imprensa:
Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva
2PRÓ Comunicação