Durante a pandemia a minha loja ficou fechada por três meses seguidos. Nessa época vendíamos pelo Instagram e iniciando um movimento pelo site.
Ao recebermos a notícia de que tínhamos autorização para finalmente atender presencialmente a alegria foi imensa! Demos uma bela varrida no chão, tiramos caixas do caminho e abrimos as portas naquela ansiedade gostosa de dono de loja física que adora o “téti-a-téti”. O que eu não sabia ainda (mas estava prestes a aprender) é que trabalhando o digital (Instagram e site) existiam maneiras mais estratégicas de organizar a minha loja.
Das vitrines nas telas a vitrine física
Eu tinha até desacostumado a montar vitrine. Confesso que os meses fechado me fizeram abandonar alguns hábitos que ajudam muito na venda da loja física com presença digital.
Uma cliente (das bravas) disse: “toda vez que venho aqui na loja nunca acho o produto que vocês postaram no Instagram”. Aquilo foi um baque para mim na hora.
Mas pensa comigo, ela tá completamente certa. A gente divulga o item, faz o maior auê e na hora de expor aquele produto tanto no físico quanto no site não damos nenhum destaque a ele! As vezes damos destaque para um produto na nossa rede social porque temos uma preferência pessoal por ele, mas nem tem tanto estoque assim o produto acaba esgotando rápido e além de frustrar o cliente, perdemos mais tempo respondendo “ah, esse não tem mais” do que vendendo efetivamente.
Adicionando a estratégia
Vamos substituir o “papelão” acima por um pouco de estratégia? Vou contar como eu faço e você procurar adaptar a sua realidade.
Em um certo dia da semana (escolhi as segundas) eu dou uma olhada para o meu estoque buscando três possibilidades:
- Quantidade: Vejo os itens que tenho muita quantidade e preciso girar estoque.
- Lançamentos: O que chegou de novidades e eu ainda não divulguei ou falei apenas 2 ou 3 vezes?
- Montar kits: Itens que são antigos, mas combinam entre si, para vender junto.
Escrevo num papel ou até um e-mail algo como “Produtos Foco”. Faço uma lista de 10 a 20 itens para divulgar aquela semana, de segunda a domingo. E vou tomar as seguintes ações:
4. Conteúdo: Focar meu conteúdo em cima daqueles itens nas redes sociais.
5. Vitrine física: Organizo minhas vitrines da loja física dentro de um tema com aqueles itens de maneira acessível e em quantidade e destaque para o cliente já chegar e ver os que falei no Instagram
ao invés de ter que pedir por ele para atendente, ou correr o risco de deixá-lo num lugar com pouca exposição, o que daria sensação de que o item tem pouco valor.
6. Vitrine virtual: quase todo site tem a opção de “colocar em destaque” ou outra opção que leve o produto para página inicial, para assim que o cliente entrar no site ele vai encontrar o item que você divulgou e o motivou a ver seu site.
7. Alinhamento de equipe: em um grupo bem simples de WhatsApp onde está minha equipe divulgamos o foco da semana para que todos estejam alinhados ao que será divulgado. Dessa forma todos podem ler mais sobre o produto e aprender sobre ele.
8. Grupos de WhatsApp: convide seus clientes mais assíduos para participar de um grupo de um WhatsApp onde eles terão acesso a mais informações exclusivas.
Seguidores encatados, clientes satisfeitos!
Viu, não é tão difícil assim tornar seguidores em clientes! Esse método desenvolvi com minha jornada pessoal, ou seja, é totalmente empírico e você pode adaptar a sua realidade. O que não pode é ficar sem fazer nada, porque venda é movimentação e energia!
Esses produtos conectam você a pessoas reais, com histórias reais e propósitos reais, seja um facilitador da história das pessoas, disposto sempre a servir e eu te garanto: as vendas virão!
Raissa Specian