logo-francalfeiras-bco
Além do Papel: O Olhar Feminino para o Mercado

Durante o mês da mulher, março, nossa campanha “Além do Papel: O Olhar Feminino para o Mercado” tem apresentado trajetórias inspiradoras de mulheres líderes da indústria papeleira, com sua determinação e visão.

Hoje, contaremos a história de Luciana Ramos, Head de Produto na Francal Feiras, uma das promotoras de eventos de negócios mais expressivas da América Latina e a realizadora da Escolar Office Brasil.

Com mais de duas décadas de trajetória no universo dos eventos, Luciana traz consigo uma bagagem de experiência notável. Desde o início de sua trajetória profissional, sua paixão pelo trabalho e seu compromisso com a excelência a levaram a percorrer um caminho admirável na Francal Feiras, passando por diversos departamentos até assumir o papel de Head de Produto.

Sua liderança e visão estratégica contribuem para o desenvolvimento de feiras de renome que impulsionam o mercado papeleiro e outros setores da indústria. Através de sua história, podemos compreender o que significa liderar com excelência, mas principalmente, a transformação que o protagonismo feminino traz para um setor, como muitos outros, tradicionalmente dominado por homens.

Aproveite a leitura e inspire-se na história de Luciana, que contribui ativamente para o futuro da indústria papeleira sob a perspectiva do olhar feminino.

Para iniciar nossa conversa, gostaríamos que você se apresentasse e compartilhasse um pouco mais da sua trajetória profissional e de vida com a gente.

Começou há mais de 30 anos, pois sempre quis trabalhar, pautada em ter minha independência. Me formei no colégio técnico em informática e fiz administração de empresas na graduação. Estou há 22 anos na área de eventos e todos eles na Francal Feiras, onde passei por vários departamentos até ser Head de Produtos.

Quem é a maior influência em sua vida e porquê?

Minha mãe, que criou 5 filhos sozinha, sendo professora, trabalhando de manhã, de tarde, de noite e de madrugada, como ela mesma fala, e nos tornou adultos dignos, educados e responsáveis.

Como você começou nessa área e o que te motivou a seguir esse caminho?

Uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento no terceiro setor aprendido no último ano da faculdade. Comecei vendendo uma feira e nunca mais saí da área de eventos e nem da Francal. A feira Escolar veio num segundo momento, das mãos da Wanira Sales, que encabeçou a feira por muitos anos, outra mulher muito forte.

Como você vê o futuro da indústria papeleira sob a perspectiva do protagonismo feminino?

Faço a feira há 21 anos e vi, no passar dos anos, o crescimento das mulheres na liderança das empresas expositoras da Escolar. O mercado era predominantemente masculino. As papelarias afetivas e as influencers também deram uma cara feminina para a Escolar.

Quais conselhos você daria a outras mulheres que aspiram assumir papéis de liderança na indústria papeleira ou até mesmo serem donas do seu próprio negócio?
A carga da mulher já é sabida que é pesada. Então, minhas dicas são:

• Você não precisa dar conta de tudo.
  • Use sua intuição feminina, ela é seu diferencial.
  • Estude e organize suas metas e trabalhos.
  • Você é capaz, olha o que você já fez…

Para você, o que significa ter sucesso na vida?

Olhar para sua trajetória, profissional e pessoal, e ter orgulho do que vê.

Qual frase você gostaria de compartilhar para empoderar/inspirar outras mulheres?

Se poder como mulher é inegável. Não há limites que você não possa ultrapassar.

Estamos chegando ao final do mês da mulher, mas nossa campanha “Além do Papel: O Olhar Feminino para o Mercado” ainda reserva mais histórias inspiradoras na indústria papeleira. Até o dia 28, continuem acompanhando para conhecer mais mulheres que estão fazendo a diferença nesse setor.