No texto de hoje, vamos conhecer outra história de sucesso de uma líder de destaque no cenário da papelaria brasileira. Teca Leopoldo e Silva é a fundadora e proprietária da Teca Papelaria, criada em 1982 por Teca e Dora, duas amigas com um sentimento mútuo – o amor pela papelaria.
As amigas sempre procuravam coisas mais bonitas e, muitas vezes diferentes, mas não conseguiam encontrá-las. Portanto, decidiram criar seus próprios produtos interessantes e funcionais, com foco especial em design, materiais, beleza e arte.
Durante toda a existência da Teca Papelaria, a equipe consiste em 90% de mulheres. Com a história de Teca, descubra o que é importante para ter sucesso e uma realização pessoal plena.
Para iniciar nossa conversa, gostaríamos que você se apresentasse e compartilhasse um pouco mais da sua trajetória profissional e de vida conosco.
Empresa criada em 1982 por duas amigas (Teca e Dora), apaixonadas por papel, que não encontravam nada bonito para usar no mercado nacional, que não era aberto ainda. O primeiro produto foi uma agenda muito diferente: miolo com folhas coloridas, quadriculadas, cada mês era de uma cor, acabamento em espiral para facilitar o uso. A Agenda fez tamanho sucesso que virou “cult”; nos 21 e 40 anos da empresa, foi feita uma releitura com tiragem especial dela. Dora permaneceu na empresa até 89 e desde então é só Teca. Nesses anos todos, o design, funcionalidade, materiais diferentes, beleza e arte sempre foram nosso foco. Das agendas vieram outros produtos naturalmente, como cadernos e blocos. Em 1985, fizemos nossa primeira linha de cartões e desde então o segmento cresceu, sendo parte importante do nosso portfólio e DNA. Viajamos para expor em NY, FKFT, exportamos para EUA e UK muitos cartões no início dos anos 2000. Em seguida, fomos chamados para desenvolver produtos para a licença do Pequeno Príncipe e várias se seguiram. Com o tempo, voltei para trabalhar com artistas brasileiros aproveitando e me aproximando da minha formação, que foi em artes plásticas. Em uma empresa que começa do zero, sem investimento financeiro, aprendemos tudo na prática – gerir um negócio foi e é um desafio com aprendizados diários. Como única sócia, tenho que saber de tudo um pouco, mas o que mais me interessa é o desenvolvimento dos produtos que faço com designers colaboradores.
Quem é a maior influência em sua vida e porquê?
Minha vida é minha maior influência e sempre demandou responsabilidade, empreendedorismo… desde os 20 anos, tive que dar conta da minha vida.
Como você começou nessa área e o que te motivou a seguir esse caminho?
Comecei por uma necessidade pessoal de não encontrar uma agenda bonita para usar e por amar a papelaria desde menina.
Como você vê o futuro da indústria papeleira sob a perspectiva do protagonismo feminino?
Comecei nos anos 80 com 90% da equipe de mulheres; para mim, é passado, presente e futuro. Ainda hoje, a empresa é assim.
Quais conselhos você daria a outras mulheres que aspiram assumir papéis de liderança na indústria papeleira ou até mesmo serem donas do seu próprio negócio?
Fazer com dedicação, seguir as intuições mais do que manuais, histórias de outros. Desde sempre, acredito que o que é feito com verdade e qualidade dá resultado.
Para você, o que significa ter sucesso na vida?
Viver em paz e bem nas suas escolhas.
Qual frase você gostaria de compartilhar para empoderar/inspirar outras mulheres?
Siga artista, trabalhe com artistas, conheça e valorize o trabalho de grandes mulheres que vieram antes, já seja um bom início, sabe?
A campanha “Além do Papel: O Olhar Feminino para o Mercado” está quase chegando ao fim, mas os textos seguirão disponíveis no Portal Papeleiros.
Acompanhe para inspirar-se em histórias que fazem a diferença.