Qual é o número ideal de vezes que um cliente compra deve você? 2, 3, 5 vezes? A resposta certa é: o máximo que der. Porque quando um cliente compra com você ele teve que primeiro ser convencido de que o seu produto atendia as necessidades dele, que a sua loja era confiável, que seu preço era justo, e várias outras coisas. São várias objeções que precisam ser quebradas para que a venda aconteça. E para quebrar todas essas objeções temos um custo, o CAC: Custo de Aquisição de Cliente. É quanto você gasta para que um cliente novo compre em sua loja: tráfego pago, produção de conteúdo, divulgação em jornais e revistas. Tudo isso entra na conta.
Agora, uma vez que o cliente já comprou de você, ele já tem várias objeções quebradas: ele sabe que sua loja é confiável, que você presta um bom serviço, que seu produto atende as expectativas dele. Fazê-lo comprar de novo é mais fácil, porém essa compra ainda tem alguns atritos. O cliente tem que ver algum outro produto que ele sinta desejo de comprar ou então esperar que o produto que ele comprou acabe (caso seja um produto consumível). Ainda não é o ideal.
E se você pudesse fazer o cliente passar o cartão apenas uma vez com você, mas que essa única compra se transformasse em várias outras, sem nenhum atrito, sem precisar gerar desejo novamente no cliente? A forma de fazer isso é com um Clube de Assinaturas. Ele funciona muito parecido com a Netflix, por exemplo: o cliente assina seu clube e enquanto ele estiver pagando, ele recebe o produto ou serviço. No caso de papelarias a maioria dos clubes entregaria produtos mensalmente para o cliente.
A questão é que um Clube de Assinaturas não é brincadeira, você assume um compromisso de todo mês enviar uma caixa com produtos de papelaria que vão surpreender o seu cliente, e muitas vezes esses produtos são surpresa para ele. Além de todos os processos logísticos, de compras etc. que precisam ser realizados para que o Clube de Assinaturas funcione da melhor maneira.
E claro, você precisa do mais importante: clientes. Um clube de assinatura não se sustenta apenas com uma dezena de clientes, é preciso um volume um pouco maior para que os custos sejam justificados. Uma plataforma para gerenciar as assinaturas tem um custo mais alto que uma plataforma de e-commerce, por exemplo.
E não digo isso para que você desanime, longe disso. Eu falo apenas para que você tenha a cautela necessária para dar um passo desse; que se executado da maneira correta pode ser um divisor de águas na sua papelaria, igual foi na minha.
Outro ponto é que, caso você já tenha um e-commerce ou uma papelaria física, o Clube de Assinaturas pode aumentar e muito o faturamento na sua loja. Por exemplo: assinantes do seu clube podem ter desconto para comprar na sua loja e, caso você seja um e-commerce, eles podem ter vantagens no frete. Fidelizando assim o seu cliente não apenas no Clube de Assinaturas, mas também na sua loja. Afinal, por que ele vai comprar o lançamento em outra pessoa se com você ele tem 10% de desconto e frete grátis?
Dito isso, a hora certa para começar um Clube de Assinaturas é quando você já conseguir garantir algumas dezenas de assinantes para ele, dessa forma os custos e complicações operacionais e o trabalho desprendido para pensar todo mês em uma caixa nova para o seu clube serão recompensados com clientes fiéis e que aumentarão de forma significativa o faturamento da sua loja.