Como planejar um Volta às Aulas de sucesso?

No mundo da papelaria, o segundo semestre tem cheiro de ano novo com eventos do ramo e lançamentos a todo vapor. Então, é hora de traçar os rumos do período mais intenso na vida de um papeleiro: o Volta às Aulas! Esse é o momento de analisar e planejar estrategicamente uma campanha bem sucedida. Vamos a alguns pontos importantes:

Métricas de vendas

O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Esse deve ser o ponto de partida de qualquer empreendedor. O que mais vendeu? O que poderia ter vendido mais se tivesse estoque? O que eu comprei e não vendeu? Essas e outras perguntas devem ser respondidas com números reais, por meio de relatórios de estoque e de vendas. Lembre-se: números – bem analisados – não mentem! Avaliar as informações sobre o mesmo período em anos anteriores é uma forma de nortear as suas compras de forma assertiva e ajudar a aumentar o seu faturamento.

Para uma análise mais rápida e segura, a sugestão é investir em um sistema de gestão que compile todos esses dados e entregue as métricas a serem analisadas mais facilmente.

Tendências

O produto é soberano. A boa e velha caneta esferográfica sempre vende, é verdade. Mas e a caneta mágica com tinta invisível que aparece com luz negra, tem? Os consumidores estão cada vez mais ávidos por novidades e inovações. Na Escolar Office temos milhares de lançamentos do setor de papelaria e é onde encontramos as maiores tendências da próxima temporada. Participar da Feira e ver tudo isso de perto, testar, entender o que vai estar aquecido no mercado é uma estratégia muito boa para programar o Volta às Aulas. Sobretudo, no que diz respeito à fila de que algumas fábricas fazem para priorizar os lojistas que enviam os pedidos primeiro e, consequentemente, não correm o risco de ficarem sem as novidades. Mas atenção: as novidades, por mais incríveis que sejam, precisam sempre conversar com o seu tipo de negócio e com o seu público!

Estrutura

É hora de organizar a casa! Seja loja física ou loja online, o seu negócio deve ser preparado para ser um ambiente confortável. Às vezes, pequenos ajustes de comodidade para o cliente fazem toda a diferença.

Boa iluminação, seções bem definidas, vitrines atrativas, produtos de fácil acesso e estrategicamente distribuídos, áreas de demonstração e testes, produtos com valores etiquetados, são características estruturais básicas que uma papelaria física deve ter para facilitar a compra. Do mesmo modo, um site com boas fotos de produtos e descrições completas,

produtos divididos por categorias, banners instrutivos, navegação fluída, facilitam a jornada de compra do cliente, impulsionando a venda.

Redes sociais

Quem não é visto não é lembrado! O mundo está cada vez mais conectado e as redes sociam seguem sendo as maiores e melhores vitrines para qualquer negócio. Fidelizam os antigos e atraem novos clientes, auxiliam na decisão de compra – você sabia que muita gente visita o seu Instagram antes de finalizar a compra? É um canal para apresentar os produtos de diversas formas, um meio de estar pertinho do cliente diariamente e na melhor oportunidade concretizar a venda. Prepare as suas redes para o Volta às Aulas: produza conteúdo com constância, organize o seu feed e destaques, interaja, use ferramentas disponíveis (como stories e lives) para promoção de vendas, seja visto. É um marketing inteligente e barato, que coloca uma lupa sobre o seu negócio, ampliando a sua exposição e aumentando as chances de venda.

Uma campanha de Volta às Aulas bem planejada, com uma execução dinâmica pode levar a sua papelaria a um novo nível. É hora de planejar para crescer!

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