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Produto encalhou? 4 Dicas simples para girar seu estoque

O pesadelo do comerciante é olhar para prateleira e ver poeira acumulando em um produto que parecia uma ótima ideia na hora de pedir ao fornecedor, mas não vendeu tão bem assim quando chegou. Aquele produto que já tá fazendo aniversário, você arrematou numa promoção, o vendedor falou que ia faltar ou até estava um preço imperdível e você resolveu garantir. Se isso acontece aí com você, tudo certo! Porque já aconteceu por aqui também e eu desenvolvi ao longo dos quase 10 anos de Papelaria Judá técnicas para evitar ou contornar “produto encalhados”. 

Não pule esse parágrafo. Antes de começar, vamos fazer um combinado? O que não pode ser medido, não pode ser melhorado! Então anotar as vendas no caderninho (ou nem isso) e nunca mais olhar para o seu histórico é um tremendo desperdício! Para crescer, você precisa saber o que deu certo, o que deu muito certo e o que deu errado. Essa ajuda você consegue tendo um Sistema de Gestão ERP. Lá você faz o registro das suas vendas, de notas fiscais de compras, dados de clientes e o sistema geralmente oferece um Menu de relatórios (qualquer sistema faz isso) que relacionam e cruzam esses dados para você te dando mais noções para sua tomada de decisão. Eu uso Tiny por exemplo e puxo o relatório “Produtos mais vendidos em setembro”. E sei o que não posso deixar faltar estoque de jeito nenhum. Ou então: “clientes que gastaram mais $ em 2023” e entro em contato oferecendo ainda mais benefícios para diferenciá-los dos clientes comuns. O banco faz com os clientes o tempo todo, não é verdade? Cliente black, personalité, premium etc. Sem duvidas essa foi a chave do meu crescimento e com certeza negar essa realidade pode não levar o empresário ao próximo patamar. 

Bom, afinal de contas, o que eu, Raissa da Papelaria Judá faço para gerenciar de maneira eficiente o estoque da minha empresa? Aí vai: 

Montar kits

No meu ponto de venda algumas cores vendem menos que outras. Uma borracha que vem num pote sortido com 24 unidades, por exemplo, tem a cor amarela, laranja e verde escuro vendem menos. Então eu monto um kit misturando itens com ótimo giro e outros em excelente estado de conservação para venda, porém que não saem tão fácil sozinhos. No kit incluo valor da embalagem e dou um pequeno desconto para tornar mais vantajosa a aquisição. 

Brindes estratégicos

Supondo que você tem muito estoque de uma caneta que você vende a R$ 4,00 a unidade. Fazendo um jogo de números, matematicamente, dar essa caneta de brinde em compras de R$ 40,00 é o mesmo que oferecer 10% de desconto ao cliente. Porém tem um apelo de venda mais “sexy”: nas compras de R$ 40,00 você ganha a Caneta Show de Bola de brinde. Entendeu? 

Compra baseada em informações reais

Muitas vezes comprei de forma sentimental ou intuitiva. O fato de eu gostar muito de um produto, me fazia sempre pedir mais dele, mesmo quando não precisava. Por isso, com informações gerenciais ajustadas: quanto vendeu, qual previsão de venda e quanto já tem em estoque me faz decidir se aquele produto entra ou sai de linha. 

De olho no calendário

Tenho um arquivo chamado Agenda Comercial e olho todos os meses o que virá no mês seguinte e o que realizei de ações de venda no ano anterior. Isso me ajuda a sempre planejar as compras para não perder datas comemorativas do comércio ou datas criadas por nós da Papelaria Judá, como caça ao cupom de desconto que faço todo ano no meu aniversário. 

Campanha de desconto

Defina um período com começo meio e fim e prepare seus clientes para um período de promoção. Coloque algo que tem procura natural dos seus clientes e perca um pouco de margem para que aquele produto seja o “boi de piranha” (o chamariz ou atrativo da venda) e misture itens que estão parados. Atenção: evite colocar todos os itens em promoção de uma vez, assim você perde em uns e ganha em outros que são comprados quando cliente visita sua loja ou site por oportunidade dos descontos. 

No meu curso eu abordo essas e muito mais técnicas de vendas e estratégias para varejistas. Lembre-se de que a gestão eficaz de estoque é um processo contínuo que requer análise, ajustes e acompanhamento constante para manter o equilíbrio entre atender às necessidades dos clientes e evitar custos desnecessários de armazenamento.

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