logo-francalfeiras-bco
Tendências de Papelaria: Como identificar as necessidades do seu cliente?

Pensar nas tendências de mercado é natura l para todo empreendedor. Mas, mais importante do que ficar atento às mudanças de mercado é importante identificar quais delas fazem sentido para o seu negócio. Seu publico consumidor é único e a chave do sucesso é conhecê-lo o suficiente para entender quais tendências conversam com ele.

Algumas formas de como conhecer seu público são:
· Acompanhando dados demográficos de comportamento tanto nos pedidos feitos em sua loja, quanto nas redes sociais do seu negócio;
· Definindo a idade média das pessoas que você atende (para compreender quais necessidades elas buscam suprir com a ajuda do seu negócio);
· Usando as redes sociais como forma de diálogo, criando enquetes e interações em suas postagens com intenção óbvia de conhecer quem está do outro lado;
· Usar o tráfego online para observar quais categorias de produtos convertem em um número maior de acessos em sua loja (para isso você pode usar o SEO do seu site ou ferramentas como newsletter);
· Utilizando o Google Trends para ficar por dentro das principais buscas relacionadas ao setor de papelaria.

Usando essas ferramentas você conseguirá entender melhor seu público e, com o perfil dele poderá descobrir quais tendências de mercado fazem sentido trazer para a sua loja.
Dito isso, a melhor forma de descobrir novas tendências é participar da Escolar Office Brasil que acontecerá dos dias 4 a 7 de agosto no Expo Center Norte em São Paulo.

Esse ano a Escolar Office Brasil contará com mais de 190 marcas expositoras. Lá, você terá a oportunidade de conhecer infinitas marcas – e seus principais lançamentos para 2025. Chegando na feira com o conhecimento prévio de quem é o seu público você aproveitará com sabedoria a oportunidade de conhecer novos fornecedores e novos produtos.

Alguns spoilers que a Escolar Office já adiantou que são tendências de mercado para os próximos semestres:
· Nostalgia. Produtos que remetem à infância, como as franquias mais tradicionais da Disney, estão em alta;
· Preto e branco. Como resposta à tendência das cores fortalecida pela pandemia, o preto, branco, cinza e marrom aparecem como apostas certeiras para uma onda de mercado que preza pelo neutro;
· 2 em 1. Produtos práticos, divertidos e que carregam mais de uma função estão em alta e vão continuar por um bom tempo.

Essas são apenas algumas tendências. Agora resta esperar pela Escolar Office desse ano para descobrirmos todas as outras ondas de mercado que estão chegando para o mundo da papelaria.

Espero vocês na Escolar Office desse ano para descobrirmos juntos quais tendências conversam com o nosso público.