logo-francalfeiras-bco
Tendências e comportamento do cliente 2024 

Bem vindo ao futuro! A maior feira da América Latina do setor, a Escolar Office Brasil, nos provou o que já se vem constatando desde 2016, uma grande mudança no jogo! Em 2024 as papelarias deixaram de ser aquele lugar que SÓ tem produtos que remetem a escritórios de repartição pública ou outra “firma acinzentada”. E assumiu um papel fundamental na busca de personalidade e autenticidade das pessoas dentro das organizações: faculdades, empresa, cursos e até no home office. A mesa de trabalho personalizada é agora também símbolo de status e contribuem para imagem pessoal que cada um constrói em sua profissão “à mesa”. Aliás, esse estudo eu já fiz. Mais da metade dos meus clientes na Papelaria Judá trabalham sentados operando sistemas e tomando anotações em diversas áreas. 

Para exibir ou para o próprio conforto pessoal: material de papelaria tem sido tendencia como nostalgia. Isso revela um perfil de comportamento pós pandemia, aonde sabemos, houve muita instabilidade e incerteza e para fugir disso, buscando um local seguro para consumir, aonde encontre conforto e segurança, entram produtos que marcaram a época escola como: lapiseira troca ponta, estojo de botão, lápis arco-íris, maletas de colorir com vários itens. Claro, afinal, que lugar melhor, se não no passado das memórias de infância e juventude para encontrar um pouco de conforto? Outras referências aos anos 2000 e anos 90 também cabem: como a linha Forever 2000 da Tris com bloquinhos de disquetes, bloquinhos que lembram a tela do MSN rede social da época dos incas e dos maias – contem ironia, balinhas de goma de ursinho (lembra do Hit “I am GummyBear”). A BRW trouxe bloquinho em formato toca disco, mais vintage ainda e bloquinho de bichinhos virtuais Tamagoochi (quem lembra?). E até kits de marcadores Sylvapen voltaram para alta na Newpen.

Esse movimento não é só na papelaria. A globo exibiu recentemente o Show Criança Esperança 2023, dia 08 de agosto de 2023 com estrelas da infância de pessoas entre 1985 e 1995 Xuxa, Eliana e Angélica juntas trazendo toda vibe nostálgica que o publico está receptivo como nunca.  

Ah, e tem mais: o jeito que o pessoal se comporta nas papelarias tá mudando por causa de várias modas e coisas diferentes rolando no mundinho das compras. Dá uma olhada nas tendências e comportamentos em alta para apostar em 2024: 

Tudo Eco e Sustentável:

Cada vez mais a galera está de olho no meio ambiente. A Maped lançou uma coleção chama Smiling Planet com 50% menos plástico na fabricação e com proposta sustentável. Produtos kraft e recicláveis tem aumentado a demanda nas prateleiras e valem a pena o teste. Tilibra e Jandaia inclusive já tem essas coleções fixas a algum tempo.  

Papelaria no Mundo Digital:

Mesmo com a tradição de comprar coisas de papel, tem muita gente querendo levar a papelaria pro mundo digital. Sabe aqueles tablets de desenho, canetas eletrônicas e aplicativos pra fazer anotações? Pois é, tão fazendo sucesso também! A ideia é misturar a facilidade do digital com o gostinho de mexer nas coisas de papel. Na minha loja, uma lousa tablet magnética fez sucesso para entreter crianças. 

Tudo Personalizado e Feito à Mão:

A galera gosta demais de ter coisas que são só delas. Produtos Exclusivos! Então, personalização está bombando! Imagina ter carimbos personalizados, papéis diferentes, cadernos feitos à mão e uns kits pra fazer as suas paradas? Tilibra, Lilipop e JujuCraft são marcas que estão apostando em carimbos para personalização de bullet jornal (técnica de produzir o próprio diário).  

Papelaria Real na Loja Física:

Apesar de muita gente comprar online, as lojas físcas estão bem longe de se extinguirem. Com produtos cada vez mais acessíveis, além do objeto pessoas estão em busca de experiências. Lojas com café, climatização, embalagem e serviços inclusos são excelente aposta. 

Oficinas e Eventos Descolados:

As papelarias tão abrindo espaço para as pessoas se encontrarem e fazerem coisas juntas. Como por exemplo oficinas de Lettering, artesanato e té mesmo oficinas de recreação para crianças. Na Papelaria Judá, minha loja, já fizemos “Sorveteria de Slime” com um serviço de slime por quilo, “Feirinha de Fidget Toys” com decoração de festa alugada e produtos organizados para venda, oficinas de arte. Gera uma  

E só pra lembrar, essas modas e jeitos de agir podem variar de lugar pra lugar e de pessoa pra pessoa. É importante que as papelarias fiquem de olho nisso e mudem o que for preciso pra agradar a galera que tá sempre querendo coisas novas e legais. Ah, e claro, não esquece que essas tendências podem mudar conforme as épocas do ano, os feriados e as coisas que tão acontecendo na cultura. Se quiser saber mais, é bom fazer umas pesquisas pra ver o que tá bombando agora mesmo! 

Elementos-1-1

Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento a Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento a
Visitante:

visitante@francal.com.br

Promoção / Organização

Francal Feiras Empreendimentos LTDA – 50.230.978/0004-60

COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.