Expositores

Acco Brands amplia atuação no Brasil por meio da Tilibra e compra a Foroni

Investimento faz parte da estratégia de expansão adotada pela corporação, que já havia se unido a tradicionais marcas europeias e ao principal player mexicano do segmento.

 

O Grupo Acco Brands finalizou, no dia 2 de agosto, por meio da Tilibra, a negociação de 14 meses para a aquisição da marca Foroni, relevante fabricante de artigos escolares e materiais para escritório no Brasil.

A Acco Brands Corporation é uma empresa americana de capital aberto, atuante no segmento de material escolar e artigos de papelaria no mundo todo. Segundo Sidnei Bergamaschi, presidente da Tilibra e, agora, da Foroni, a venda de 100% das ações foi realizada pela Tilibra, que também faz parte da corporação. A iniciativa faz com que a Acco contabilize operações com duas marcas no setor de papelaria de formas independentes.

 A motivação de investimento na aquisição da Foroni teve a ver com a estratégia de expansão adotada pela corporação, que já havia se unido a tradicionais marcas europeias e ao principal player mexicano atuante no segmento. Além disso, o índice de bons resultados da Tilibra também foi um fator considerado, bem como a confiança no mercado brasileiro.

Já as mudanças com a aquisição se apresentam em níveis back office e não se aplicam à independência dos produtos ou à face da marca, garante Sidnei. Além disso, não houve mudança em relação à localização da fábrica e do centro de distribuição, que permanecem em São Paulo e em Bauru, respectivamente. Nem a equipe comercial nem os representantes comerciais sofreram mudança.

“Vendo os portfólios da Tilibra e da Foroni é impossível que uma única pessoa possa fechar um pedido de volta às aulas, por exemplo, sem que haja perdas. Cada equipe de representante conhece as especificidades de cada linha, e essa especialização é muito importante”, afirma o presidente das corporações, que estima que as duas marcas correspondam a 48% do mercado de cadernos.

Em relação aos planos futuros, um processo de intercâmbio é pensado entre as marcas Tilibra e Foroni. A comunicação, por exemplo, será realizada de forma independente, mas sob a análise de colocar em prática o que funciona melhor entre ambas.

O tratamento de desligamento com os ex-acionistas também já foi realizado, e todos receberam suas cotas correspondentes de ações. Já os acionistas que se mantiveram na participação do negócio seguem atuando na diretoria dos setores industrial, de marketing e de vendas.

 

Leia também: “Não deixem de estudar para gravar vídeos”, diz youtuber Enaldinho

 

Leia também: Up! Content e Vertical unem forças para expandir programas de licenciamento no Brasil

 

Fonte: Primeira Página

 

Redes Sociais