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9 dicas para lidar com a birra infantil

Especialista ensina a lidar com as crises em casa e na escola

 

Toda criança apresenta problemas de comportamento em alguma fase da sua vida, seja ela de desenvolvimento típico ou atípico. E isso acontece não só em casa, mas também no ambiente escolar.

Lidar com esses comportamentos, com as birras e as crises, não é uma tarefa fácil para os pais nem para os professores - no caso das crianças com atraso no desenvolvimento, esse processo tende a ser ainda mais difícil.

Para lidar com os problemas de comportamento é necessário compreender o que está por trás deles, e o que leva a criança a agir daquela maneira.  Para facilitar esse processo, a analista do comportamento Michelli Freitas listou algumas dicas, que servem para todos aqueles que cuidam e ensinam crianças no dia a dia.

  • Identifique os comportamentos típicos da idade.

Alguns comportamentos são típicos de qualquer criança, por isso é importante saber diferenciar um problema real, um atraso no desenvolvimento ou na linguagem, de uma reação natural da idade.

  • Verifique a motivação por trás do comportamento problemático.

Identifique a razão que está motivando e mantendo o comportamento problemático (chamar atenção, obter um item desejado, escapar ou evitar uma situação, dor, cansaço, fome).

  • Não ignore o comportamento problemático.

Não deixe que a dúvida quanto ao nível de compreensão da criança, a vontade de proteger, o sentimento de pena e a dificuldade de lidar com a situação sejam empecilhos para lidar com o comportamento problemático do seu filho.

  • Lide com o comportamento problemático agora.

Inicie o processo para combater o comportamento problemático o quanto antes, de preferência quando a criança ainda for pequena, pois nessa fase tende a ser mais fácil lidar com o comportamento inadequado.

  • Use estratégias para reduzir ou eliminar o comportamento problemático.

Desenvolva a cooperação com a criança, use reforçadores, siga instruções, substitua o comportamento problemático por outro mais adequado e ensine novos comportamentos.

  • Deixe claro o que é e não é negociável.

Esclareça para a criança o que ela pode e não pode fazer, seja firme nas suas decisões, mostre para a criança que não adianta ela protestar com o que não é negociável.

  • Selecione um comportamento problemático por vez.

Trabalhe com um comportamento problemático por vez, dê preferência para aquele que não seja tão frequente e muito difícil de monitorar, e selecione outro somente quando o primeiro começar a mudar.

  • Seja firme para lidar com os protestos.

Mantenha-se firme e siga com as restrições para lidar com os protestos da criança, use estratégias para evitar os comportamentos inadequados e demonstre ações com tons de voz e expressões.

  • Verifique a necessidade de buscar ajuda especializada.

Alguns problemas de comportamento podem se prolongar por muito tempo ou ter consequências mais sérias, como agressões e autolesão, por isso é importante estar atento para saber identificar quando a criança precisa de ajuda especializada.

 

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Fonte: Primeira Página

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