Comércio Digital

Qual o diferencial competitivo do seu e-commerce?

Qual o diferencial competitivo do seu e-commerce?

Artigo de Felipe Martins, presidente da Dotstore, analisa as vantagens e benefícios para uma empresa se sobressair aos seus concorrentes.

 

O termo “diferencial competitivo” diz respeito à todas as singularidades que trazem vantagens e benefícios para sua empresa se sobressair aos concorrentes, tornando-a única. Já dizia o estrategista e filósofo chinês Sun Tzu: “um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados”. Sendo assim, para essa estratégia funcionar, o primeiro passo é se conhecer profundamente para conseguir identificar seus pontos fortes e conhecer sua concorrência para saber quais são os pontos fracos deles – essa etapa pode ser concluída através da análise SWOT.

Internamente

Traçar objetivos é uma tarefa complicada e que exige bastante atenção, porque serão eles que guiarão suas metas. Portanto, tenha-os de forma clara e simples, que sejam mensuráveis, realistas, relevantes (tanto para sua empresa quanto para a sociedade) e com prazo para conclusão. Começou o processo e viu que precisa mudar algo? Mude! As mudanças são bem-vindas quando se encontram dificuldades para concluir as metas.

Acompanhar a concorrência é importante para saber como eles estão caminhando, te ajudando a guiar sua própria rota. Não é copiar, é fazer análise de mercado. Toda essa parte de pesquisa é importante para tornar eficiente suas estratégias de ação, porque elas serão criadas em cima dos pontos fracos dos concorrentes e, assim, você irá crescer nos vãos deixados por eles.

Externamente

Quando se trata da relação com o consumidor, você precisa, primeiro, encontrar seu nicho. Quem tenta agradar a todos, não consegue agrada ninguém. Tenha foco e invista na segmentação do público. Além disso, ofereça produtos únicos que agradem os possíveis consumidores do seu e-commerce. Esteja a par da forma como o seu público se comporta e das novidades do setor.

Tenha estratégias para evitar o abandono de carrinho. O cliente desiste por não encontrar a forma de pagamento que melhor se adapte a ele. Outro problema é o valor do frete. Aposte em um pós-venda digno e que valorize o seu cliente. Por fim, melhore a gestão de sua marca (branding). Invista bastante nessa etapa, que engloba tanto a concepção da sua marca até as ações de marketing da empresa, porque isso que tornará sua loja virtual mais conhecida, desejada e positiva.

Conclusão

Para finalizar esse texto, gastaria de apresentar mais um ensinamento de Sun Tzu, que deve servir como mantra se quiser prosperar com sua marca: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

 

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Fonte: Primeira Página, com informações do site E-Commerce News.

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