Mercado

Suporte emocional é parte importante do processo de alfabetização

Coordenadora explica como os professores podem ajudar os alunos na aprendizagem

 

Na semana em que se celebra a Educação Infantil em todo o mundo, que tal refletir sobre a importância da alfabetização? Afinal, se ela não acontece de maneira eficaz e inteligente, a continuação de toda a vida escolar da criança pode ser prejudicada.

Para a professora e coordenadora pedagógica da Escola Roberto Norio, Alessandra Tiemi, a alfabetização é um processo e cada criança tem um ritmo, por isso a atenção dos professores com cada um é essencial para a efetividade da aprendizagem.

Um caminho válido é, por exemplo, distribuir os estudantes em salas de, no máximo, doze alunos. Além disso, os professores podem ter total autonomia para aplicar diferentes metodologias, de acordo com as necessidades de cada um.

O olhar individual é importante para saber qual é o estágio de desenvolvimento do aluno e, assim, permitir que se apliquem abordagens educacionais específicas.

Esse acompanhamento também é vital para o suporte emocional. Um estudante pode se sentir diminuído porque os colegas estão evoluindo em um ritmo diferente do seu – cabe, então, ao professor mostrar o seu apoio e orientá-lo a não se comparar aos demais.

Alessandra Tiemi explica, ainda, que a alfabetização é essencial para o sucesso em toda a trajetória de estudos da criança e ao longo de sua vida. “É o que vai fazer com que ela continue a aprender e resolva questões complexas. Ter essa habilidade não influencia apenas no conteúdo que ela pode acessar e produzir, mas no seu emocional e físico”.

 

Leia também: 5 aplicativos educacionais que melhoram relação das crianças com celular

Leia também: NASA abre sua biblioteca e disponibiliza material de graça

 

Fonte: Primeira Página

Redes Sociais