Moda dopamina, materiais temáticos e tecnologia marcam o cenário de tendências deste ano e estarão presentes na 36ª edição da Escolar Office Brasil

Foto oficial do evento no Lounge Wow! durante a edição 2023 da Escolar Office (Foto: Divulgação/Escolar Office Brasil)

São Paulo, julho de 2024 – As tendências em papelaria serão marcadas por criatividade, cores vibrantes e inovações tecnológicas. O principal evento de papelaria das Américas, a Escolar Office Brasil, ocorrerá de 4 a 7 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, oferecendo uma visão completa das novidades para todo o setor de papelaria, varejo e consumo.

O mercado está em constante evolução para atender às novas necessidades dos consumidores, com destaque para o período da volta às aulas. De acordo com a última pesquisa do IBGE, em 2022, espera-se um crescimento de 9% nas vendas físicas, impulsionado por novidades como cadernos inteligentes, o engajamento com novas cores e desenhos para as canetas esferográficas e outros materiais diferenciados. Entre fevereiro e março, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria registrou um aumento de 4,7% nas vendas, demonstrando a contínua inovação e variedade de produtos disponíveis.

“Na Escolar Office Brasil, as tendências que acompanhamos durante os dias de feira são um reflexo do compromisso contínuo com a inovação. Essas tendências não apenas trazem alegria e criatividade ao mercado, mas também, aumentam significativamente sua visibilidade, ajudando as empresas a se posicionarem e a se prepararem para o futuro”, comenta Luciana Ramos, head de produtos da Francal.

A era digital transformou todos os hábitos de consumo e, no cenário educacional, as papelarias online tornaram-se uma opção prática para a compra de materiais, especialmente durante o período de volta às aulas. Em busca de praticidade, os consumidores têm recorrido cada vez mais aos e-commerces para as compras de materiais escolares, aproveitando promoções mais recorrentes nos grandes varejos.

Analisando este cenário, houve um movimento significativo para pequenos e médios varejistas online. Segundo dados recentes da plataforma de e-commerce Nuvemshop, o faturamento atingiu R$ 1,4 milhão nos primeiros dias do ano. O valor representa um aumento de 8% em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre os estados com maior faturamento em papelarias, São Paulo surge na primeira colocação, com um faturamento que representa 43,39% do total do setor nacional. Em seguida, aparece Santa Catarina, com 31,71%, e o Rio de Janeiro, com 9,88%, completando o top 3. Minas Gerais (9,33%) e o Espírito Santo (5,49%) fecham a lista. O levantamento da NuvemShop analisou as vendas de pequenas e médias lojas de papelaria online brasileiras no período de 1º a 14 de janeiro dos anos de 2023 e 2024.

O levantamento revela que foram comercializados 19,5 mil itens da categoria de papelaria, sendo os mais procurados: planners, agendas, calendários e cadernos. Apesar de o início do ano ser tradicionalmente menos movimentado no varejo, devido às festividades e aos pagamentos de impostos, o setor de papelaria continua apresentando resultados sólidos. Com o retorno às aulas programado entre janeiro e fevereiro, a competitividade de preços no varejo online e a conveniência de comprar sem sair de casa têm atraído cada vez mais alunos e familiares.

O ticket médio por compra foi de R$ 230, sendo o cartão de crédito o meio de pagamento mais utilizado, representando 45%, seguido pelo Pix, com 42,5%. Nas redes sociais, o Instagram destacou-se como a plataforma que mais converteu vendas para o e-commerce de papelarias, alcançando 95%, seguido pelo Facebook (2,5%) e Youtube (1,5%).

Para o setor de papelaria, a tecnologia promove inovações como a impressão 3D, papelaria digital como o scrapbook, os papéis inteligentes e sustentáveis. Ferramentas digitais e gadgets, como as canetas digitais, conectam o físico ao digital. A produção se beneficia, ainda, da automação e impressoras de alta tecnologia, enquanto plataformas online e realidade aumentada facilitam a personalização e visualização.

A “moda dopamina”, que traz um toque de felicidade e cor, está em alta. Mochilas e acessórios em tons vibrantes como vermelho, rosa, roxo e verde limão, além de produtos neon como cadernos e agendas, prometem energizar o cotidiano. A nostalgia também está forte, com itens como lápis arco-íris e referências aos anos 90 e 2000, como as canetas esferográficas Spectrum e adesivos para personalizar cadernos.

A papelaria temática também se expande, com diversas empresas lançando produtos baseados em personagens e filmes populares. Como exemplo, durante a 36ª Edição da Escolar Office Brasil, a Papelaria Animativa, apresenta uma nova linha de cadernos com temas como “Jurassic Park”, “Moranguinho” (que apresenta o olfativo de morango no produto), “The National Gallery”, com capas de grandes obras de arte, e “Onde Está Wally?” com designs exclusivos. A coleção inclui também cadernos inspirados no anti-herói “Deadpool”, a linha “Cristales” e opções para torcedores dos times Manchester City e Barcelona.

Durante os quatro dias de feira, poderemos encontrar mais outras tendências que chegarão para a volta as aulas de 2025, como: 

A Jandaia levará sua nova coleção “Missão Encantar” com foco em conectividade, personalização e sustentabilidade. Com mais de 30 lançamentos, a coleção incluirá cadernos licenciados, como a linha Mentos com cheirinho, e capas brilhantes no escuro de Star Wars e Rick and Morty. O Projeto Disney DE&I promoverá diversidade e inclusão, enquanto a linha Bits oferecerá cadernos com realidade aumentada. Atenta às principais demandas dos consumidores e às tendências do setor, a marca foca em inovação, personalização e sustentabilidade para oferecer produtos de alta qualidade.

A Sestini participará da Escolar Office Brasil 2024, lançando a linha Hydroblock com tecnologia resistente à água em mochilas e acessórios das linhas Magic, College e Rowling, além de estojos e lancheiras. A marca também estreia no nicho de animes com o licenciamento de Jujutsu Kaisen, buscando atrair um novo público. Outros lançamentos incluem coleções de Meu Malvado Favorito 4, Minecraft, A Casa Mágica da Gabby, NBA, Transformers, Paul Frank e Capricho. Durante o evento, a Sestini promoverá atividades com cosplays e distribuição de bottons colecionáveis.

Em contraste com as tendências maximalistas, o minimalismo continua a influenciar o mercado. Produtos com essa estética, que priorizam simplicidade e cores sóbrias, reforçam o lema “menos é mais” para 2024. Além disso, o lettering, que transforma a escrita em arte, permanece popular, com coleções que combinam paletas de cores e lettering em cadernos, réguas e canetas para incentivar a escrita criativa.

Lounge wow!

Durante os quatro dias da Escolar Office Brasil 2024, teremos um espaço exclusivo assinado pelas líderes do setor de papelarias! Prepare-se para um ambiente repleto de ativações, exibições de produtos e apresentações de lançamentos inovadores, projetado para inspirar lojistas e profissionais do setor. Este será o local ideal para acompanhar as tendências, explorar exposições de produtos inovadores e encontrar inspiração para novas ideias e práticas no mercado. Serão mais de 50 marcas e mais de 300 lançamentos, apresentando o que há de mais inovador e atual. Não fique de fora dessa oportunidade única de descobrir as últimas tendências e se conectar com os grandes nomes do mercado!

SERVIÇO – Escolar Office Brasil 2024 

Ícone

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Quando: de 04 a 07 de agosto de 2024 

Horários: 11h às 20h e 4º dia 11h às 18h 

Local: Expo Center Norte 

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP. 

Site oficial: Clique aqui 

Sobre a Escolar 

A Escolar Office Brasil é maior feira B2B das Américas, focada em papelarias, material escolar, de escritório e organização. Ela é um verdadeiro ponto de encontro para relacionamento, negócios e apresentação de lançamentos e tendências, com uma variedade de exposições, palestras e atividades, a Escolar Office é um evento imperdível para todos os interessados no mundo da papelaria.    

Sobre a Francal 

A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969. Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais. Em mais de cinco décadas, nos tornamos uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos do país e hoje temos em nosso portfólio 16 eventos. Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios. 

GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA  

francal@approach.com.br  

  

Aliny Pavan e João Godoy (atendimentos) | Tatiana Izquierdo (gerente)  

Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento a Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento a Visitante:

visitante@francal.com.br

Promoção / Organização

Francal Feiras Empreendimentos LTDA – 50.230.978/0004-60

COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.

Entre em Contato

+55 (11) 2226-3100

Atendimento a Expositor:

cs@francal.com.br

Atendimento a
Visitante:

visitante@francal.com.br

Promoção / Organização

Francal Feiras Empreendimentos LTDA – 50.230.978/0004-60

COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.