notícias
Influenciadores impulsionam vendas em papelarias: Estratégias reveladas na Escolar Office Brasil

A Escolar Office Brasil 2024 revelou uma tendência crescente: a parceria com influenciadores e a realização de eventos locais para impulsionar vendas em papelarias. Fernanda Sabino, Gerente de Marketing da Francal, compartilhou estratégias pertinentes para direcionar o crescimento no setor.

Influenciadores: não apenas digitais

O conceito de influenciador vai além das redes sociais. Sabino explica:

“Às vezes a papelaria não precisa contratar uma influencer digital. Eles podem ver uma pessoa que é influente na cidade, um artesã que é influente, uma professora que é influente.” Identificar pessoas respeitadas na comunidade pode ser mais eficaz e autêntico do que buscar celebridades online.

Combinar influenciadores e eventos na loja é uma ferramenta poderosa para as papelarias. Sabino enfatiza: “Quando você tangibiliza e movimenta, você tem condição de vender muito mais. É a mesma forma que a gente faz aqui. Um evento de negócios como esse é um business para outros business.” Oficinas, demonstrações e encontros podem atrair clientes e gerar vendas. A chave está em criar experiências que despertem o interesse do público-alvo. “Acreditamos que movimentar o calendário de vendas com os interlocutores corretos pode aumentar muito as vendas”, destacou Sabino, evidenciando a importância de um planejamento estratégico para essas ações.

As Estratégias da Escolar para atrair público com influenciadores

Desde 2022, a Francal, organizadora da Escolar Office, vem investindo na colaboração com influenciadores do setor para promover o evento. Segundo Fernanda Sabino, essa estratégia tem como objetivo principal gerar awareness para o evento. Com um alcance de mais de 5 milhões e um crescimento de 500% no Instagram, a Escolar provou o poder dessa abordagem. “A gente acredita que ter levado o nosso nome através dos influenciadores ajudou com que a Escolar tivesse essa amplitude”, afirmou Sabino.

Criar um senso de pertencimento é essencial para a Francal. A Escolar não é apenas um evento de negócios; é um espaço onde novos empreendedores surgem e se fortalecem. “Queremos que as pessoas desejem estar na Escolar, a feira proporciona um ambiente propício para o fortalecimento do setor”, afirmou Sabino. O evento é para pequenos e grandes negócios, promovendo conhecimento, desejo e a conexão entre profissionais do setor.

Uma das chaves para o sucesso da estratégia de influenciadores foi a escolha de indivíduos que não são apenas figuras influentes no segmento de papelaria, mas também donos de papelarias. Isso cria uma conexão mais autêntica e inspiradora para outras papelarias. “Chegamos no público certo, falando do evento e dos lançamentos das marcas, o que é crucial para o sucesso da Escolar”, ressaltou Sabino. Esse tipo de engajamento é essencial para manter a relevância e o dinamismo do evento.

Um exemplo do impacto dos influenciadores foi a atuação de Stefanie Napoleão, uma das embaixadoras da Escolar Office Brasil. Ela criou conteúdos extremamente criativos e dedicados, propagando o nome da Escolar de maneira autêntica e eficaz. “Esse tipo de engajamento é o que buscamos com nossos embaixadores”, disse Sabino, enfatizando a importância de uma comunicação genuína e envolvente.

O Perfil da Escolar nas Redes Sociais adotou uma abordagem diversificada, apostando em:

• Unboxings de produtos
  • Dicas para participar de feiras de negócios
  • Lives de revelação de embaixadores da marca
  • Conteúdo educativo sobre o setor

Esta variedade mantém o público engajado e fornece conteúdo de valor aos seguidores. Além da Escolar Office Brasil, a Francal replicou a estratégia de influenciadores em outros eventos. Identificar formadores de opinião em categorias específicas do varejo tem sido fundamental para atrair públicos relevantes nos eventos da companhia. “Embora diferente dos criadores criativos, esses influenciadores são essenciais para divulgar nossos eventos”, concluiu Sabino.

Medindo o sucesso: além dos números

Embora o alcance seja importante, a conversão é fundamental. Sabino revela:

“Hoje, a gente ainda tem um número de conversão efetiva através de influenciador, chegando em torno de 10% no nosso credenciamento.” Este dado mostra que a estratégia não apenas gera buzz, mas também resultados tangíveis.

Para enfatizar ainda mais esse resultado, a Francal está olhando para o futuro, incorporando inteligência artificial em sua estratégia de conteúdo. Sabino explica: “A gente já passou a usar essa tecnologia de inteligência artificial para a produção de conteúdo. E ela também nos auxilia na indicação de tipos de conteúdo, de editorias e de até profissionais influenciadores.” Esta abordagem permite identificar tendências e oportunidades de forma mais eficiente.

O sucesso no setor de papelaria não se resume apenas a produtos. Trata-se de criar uma comunidade engajada e um senso de pertencimento. Para papelarias que buscam crescimento, a mensagem é clara: invista em sua comunidade, crie experiências únicas e aproveite o poder dos influenciadores locais. O futuro do setor está na conexão autêntica com os clientes e certamente o setor poderá continuar contando com a Francal enquanto promotora desta intenção. “A gente quer seguir potencializando esse setor e recebendo todo mundo aqui na Escolar, em 2025, 2026 e por aí vai”, encerra Sabino.

Assista ao episódio:

Entre em