O papel do atacado como facilitador no mercado papeleiro

O mercado de papelaria tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionadas por novas tecnologias, mudanças no perfil dos consumidores e a diversificação dos produtos oferecidos. Em entrevista ao EscolarCast, Renato Souza, representante da Reval, uma das maiores distribuidoras do Brasil, falou sobre as tendências e os desafios enfrentados pelo setor.

A Evolução da Reval

Renato compartilhou a trajetória da Reval, que começou em 1983 como uma pequena papelaria familiar em Itapuí-SP e se transformou em uma gigante da distribuição. A empresa se destacou por sua capacidade de inovação e adaptação às necessidades do mercado, ampliando seu mix de produtos e investindo em tecnologia para atender a demanda crescente e diversificada dos clientes.

A empresa sempre teve como objetivo principal a inovação e a eficiência na distribuição de produtos e que já na década de 90 começou a expandir seu mix de produtos, inicialmente focado em licenças de marcas famosas como a Matel. Desde muito cedo, a empresa percebeu a importância de diversificar seu portfólio e passou a incluir brinquedos e outros produtos relacionados ao mercado de papelaria.

Inovação Tecnológica e Agilidade

Um dos grandes diferenciais da Reval é o investimento contínuo em automação e tecnologia. Renato destacou que a empresa possui um dos centros de distribuição mais modernos do país, com sistemas automatizados que garantem agilidade e precisão na entrega dos produtos. “Nossa operação funciona 24 horas por dia, garantindo que os pedidos sejam processados e entregues com rapidez”, afirmou.

A empresa também desenvolveu uma API robusta, que integra informações detalhadas sobre os produtos, como imagens em alta definição e classificações fiscais, ajudando os varejistas a manterem seus e-commerces atualizados e competitivos.

A pandemia trouxe desafios significativos para o mercado de papelaria, mas também abriu oportunidades para a Reval se reinventar novamente. Renato mencionou que, durante a pandemia, a empresa começou a oferecer produtos de higiene e cuidados pessoais, além de itens tradicionais de papelaria. “Ampliamos nosso mix de produtos para atender às necessidades emergentes dos clientes”, explicou.

Essa diversificação foi essencial para manter a relevância da Reval no mercado. Hoje, a empresa atende não apenas papelarias, mas também supermercados, farmácias e lojas de variedades. Renato enfatizou que a Reval sempre busca entender as necessidades específicas de cada segmento para oferecer soluções personalizadas e eficientes.

A Reval se destaca no mercado de papelaria não apenas pela ampla gama de produtos, como pela capacidade de inovar e se adaptar rapidamente às mudanças do setor. Com um forte investimento em tecnologia e uma abordagem centrada no cliente, a empresa continua a liderar o mercado, oferecendo soluções que facilitam a vida dos lojistas e atendem às expectativas dos consumidores modernos.