São Paulo, 4 de agosto de 2024
Em um podcast emocionante na Feira Escolar Office Brasil, duas das principais influenciadoras do segmento de papelaria, Bia Winston e Stephanie Napoleão, compartilharam estratégias valiosas sobre como transformar suas lojas em verdadeiros sucessos de vendas online. Combinando dicas práticas e experiências pessoais, elas demonstraram que a influência digital pode ser um grande diferencial para os negócios.
A Importância do Conteúdo Autêntico
Em sua participação no Escolar Cast, Bia Winston e Stefanie Napoleão, proprietárias da Lojinha da Bia Winston e da De Papier, respectivamente, destacaram a importância da produção de conteúdo consistente e autêntico para engajar o público e construir uma comunidade leal.
Um dos pontos ressaltados durante a conversa, foi a importância de apresentar produtos de maneiras inovadoras. Bia compartilhou como transformou um estojo de maquiagem em um best-seller ao mostrar um novo uso para o item. “A criatividade pode transformar produtos comuns em objetos desejados,” afirmou. Além disso, ambas enfatizaram a importância de ouvir o feedback dos clientes para ajustar a apresentação dos produtos.
Comentando a respeito das habilidades necessárias para a produção de conteúdos em redes sociais, Bia encoraja com bom humor os empreendedores iniciantes no quesito: “Ninguém nasce sabendo, né? Quando alguém me diz que eu sei falar nas câmeras, digo para assistirem meu primeiro vídeo do YouTube, para verem como foi terrível! Depois de dois mil vídeos, é óbvio que a gente tem que ficar boa, né? Foram dois mil vídeos, muito treino, e sete anos criando conteúdo!”.
Ambas destacaram, ainda, a necessidade de superar o perfeccionismo e a impaciência. Stefanie acrescentou que muitas pessoas não postam conteúdo por quererem que esteja perfeito, mas isso atrasa o progresso. “Perfeccionismo é atraso. Postar é mais importante,” disse ela.
Dicas Práticas para Produzir Conteúdo Engajador
Ao longo do podcast, as embaixadoras das marcas compartilharam várias dicas práticas para quem está começando:
- Volume e Frequência: Produza muito conteúdo e poste frequentemente. “Produz, porque aí você encontra o seu jeito de fazer, você encontra a melhor forma de chamar a atenção do seu público, e é assim que você vai ter um alcance. E a gente precisa desse alcance pra vender. Quanto mais pessoas a gente atinge, maior é a probabilidade de a gente fazer a venda” (Stefanie Napoleão).
- Interação com a Comunidade: Use feedback dos seguidores para ajustar suas estratégias de marketing. “Eu sempre posto os meus primeiros stories, porque eu levei dois anos pra aparecer, pra gravar o meu primeiro story. Porque uma coisa que eu falo é que bom a gente se torna. A gente vai aprendendo no processo.” (Stefanie Napoleão).
- Pequenos testes: “Eu tenho uma dica muito legal, prática pro pessoal, que é assim: cria um close friends no Instagram e vai fritar um ovo. Ensina no story ali, pro close friends, que você vai colocar no máximo teu pai, tua mãe, tua irmã.” (Bia Winston).
As dicas de Bia Winston e Stephanie Napoleão demonstram que, com autenticidade, consistência e criatividade, é possível conquistar uma presença digital forte e bem estruturada e, assim, usar a influência digital para transformar o negócio e aumentar as vendas no setor.