Em um mundo cada vez mais digital, as feiras de negócios continuam a provar seu valor insubstituível. Durante a Escolar Office Brasil, Fernando Ruas, CEO da Francal, destacou a importância dos eventos presenciais para o setor de papelaria no podcast oficial do evento, o EscolarCast.
Fernando Ruas, CEO da Francal, aponta as maiores vantagens das feiras de negócios, como a Escolar: “A grande vantagem de eventos como a Escolar Office Brasil é que o público já está segmentado e qualificado. Isso torna o lead muito mais valioso e relevante para os expositores,” afirmou Ruas. Assim, é possível maximizar as oportunidades de negócios e aumentar o retorno sobre o investimento.
A Importância dos Eventos Presenciais Pós-Pandemia
A pandemia da COVID-19 trouxe desafios significativos para o setor de eventos, porém, também evidenciou a importância dos encontros presenciais. Na visão de Ruas, os eventos presenciais oferecem uma experiência única, que não pode ser replicada no ambiente digital, pois fortalece relacionamentos e facilita interações mais significativas entre expositores e visitantes. Deste modo, apesar dos avanços digitais, as feiras de negócios continuam a desempenhar um papel vital na indústria da papelaria.
Além desta perspectiva renovada dos eventos presenciais, Ruas compartilhou com o público de que modo sua trajetória profissional contribuiu com a construção de uma visão singular no setor: “Estou há cinco anos trabalhando na Francal e conhecia esse mundo dos eventos corporativos e das feiras de negócios do outro lado, como expositor. Isso me deu uma visão crítica, mais construtiva, sobre o setor”. Este conhecimento advindo da própria vivência contribui para que a Francal possa organizar eventos que realmente atendam às necessidades dos expositores e visitantes, garantindo que as feiras de negócios permaneçam relevantes e valiosas.
O Futuro do Setor de Eventos
A tecnologia também irá transformar a forma como os eventos são organizados e vivenciados. Ruas mencionou que a inteligência artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais importante nesse contexto. “A inteligência artificial vai intensificar a experiência, tanto para os expositores quanto para os visitantes, trazendo novas funcionalidades e facilidades,” afirmou Ruas. Com a IA, os expositores poderão oferecer experiências mais personalizadas e interativas, enquanto os visitantes se beneficiarão de uma jornada mais rica e informativa durante o evento.
No entanto, atrair novos profissionais para contribuir com os avanços do setor ainda é um grande desafio. Por isso, a Francal está desenvolvendo, em parceria com a ESPM, programas de qualificação para profissionais de marketing para, segundo Ruas, “trazer um olhar mais racional e matemático aos investimentos em eventos”. Espera-se, com essa qualificação, que os profissionais planejem estratégias mais eficazes para explorar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas feiras de negócios.