A personalização é uma tendência crescente no mercado de papelaria, oferecendo um diferencial competitivo essencial. A Fina Ideia, uma empresa referência no setor, exemplifica como produtos personalizados exclusivos podem aumentar significativamente as vendas e fortalecer as relações com os lojistas.
A Fina Ideia, celebrando 30 anos de atuação, iniciou suas atividades em 1994 com a produção de cartões. Com o tempo, adaptou-se às mudanças do mercado, diversificando seu portfólio e mantendo a essência de produtos artesanais de alta qualidade. Milu Spivack, gerente de marketing da Fina Ideia, destacou durante a palestra a importância da personalização para se destacar num mercado competitivo.A Fina Ideia estabeleceu diversas colaborações bem-sucedidas com lojistas. Essas parcerias não apenas ampliam o alcance das marcas envolvidas, como criam um senso de exclusividade que atrai consumidores. “Unimos forças entre a marca e a loja, produzimos produtos com a logomarca do lojista e oferecemos também a collab com a Fina Ideia, mas na grande maioria das vezes, eles preferem unir a marca própria com a nossa”, comentou Spivack. Ela também ressalta que desta forma é possível que os lojistas tenham total controle sobre a divulgação e comercialização, mantendo a alta qualidade que oferecem.
Casos de Sucesso: Bia Winston e Rede Magnólia
Um exemplo notável é a colaboração com a lojinha da Bia Winston. A parceria resultou em produtos que esgotaram em apenas duas semanas e que eram vendidos exclusivamente pela Lojinha da Bia Winston.
Outra parceria destacada foi com a Rede Magnólia, que possui mais de 70 quiosques pelo Brasil. A colaboração trouxe uma linha de produtos que combina a qualidade da Fina Ideia com a identidade da Magnólia, resultando em um grande sucesso de vendas.
A Fina Ideia também viabiliza projetos para pequenos lojistas, permitindo a criação de linhas personalizadas sem a necessidade de grandes tiragens. Essa abordagem facilita a diferenciação no mercado e atende a uma demanda crescente por exclusividade “Como eu posso me destacar? O que eu posso fazer de diferente? Por isso a Fina Ideia viabiliza até mesmo linhas de pequena tiragem”, afirma Milu. “Diferente de outras empresas, nós não apenas entregamos o produto personalizado, mas também apoiamos o lojista com toda a estratégia de marketing e visibilidade”, complementa.
A personalização e a exclusividade são estratégias eficazes para turbinar as vendas e criar um diferencial competitivo no mercado de papelaria. A Fina Ideia, com sua abordagem inovadora e colaborações estratégicas, exemplifica como esses elementos podem ser aplicados em papelarias de todos os tamanhos que desejarem investir nesta importante tendência do setor.