notícias
Programa Material Escolar: União de Associações Impulsiona Transformação no Setor Papeleiro

O Programa Material Escolar, uma iniciativa que vem ganhando força em diversos municípios brasileiros, está transformando não apenas a vida dos estudantes e suas famílias, mas também impulsionando o setor papeleiro e o comércio local. Em um episódio especial do EscolarCast, realizado durante a feira Escolar Office Brasil, representantes da ADISPA (Associação dos Distribuidores de Papelaria) e da ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) compartilharam tudo sobre o programa e seus impactos positivos.

Benefícios que vão além da sala de aula

O Programa Material Escolar substitui o antigo modelo de compra centralizada de kits escolares por prefeituras, oferecendo às famílias a liberdade de escolha através de cartões ou aplicativos com créditos para a compra de materiais. Márcia Alves, representante da ADISPA, destaca os múltiplos benefícios: “O programa fomenta o comércio local, gera empregos e faz com que o recurso fique dentro do município. Parte dos impostos retorna aos cofres públicos, mantendo vivas as papelarias locais.”

Embora São Paulo seja um exemplo notável, com 1,1 milhão de alunos contemplados e uma verba de R$ 435 milhões, o programa tem se mostrado eficaz em municípios de diferentes portes:

• Angra dos Reis (RJ): 250 mil habitantes, utilizando cartão físico
  • Foz do Iguaçu (PR): 30 mil alunos beneficiados, revitalizando o comércio local pós-pandemia
  • Balneário Camboriú (SC) e Faxinal dos Guedes (SC): exemplos de sucesso em municípios menores

A colaboração entre diferentes associações do setor papeleiro tem sido fundamental para o sucesso e expansão do programa. Aline Fogolin, representante da ABFIAE, ressalta: “O programa é o elo de conexão entre as associações e o encadeamento desse trabalho junto às papelarias. Cada associação tem sua pauta, mas o programa nos une em prol do desenvolvimento do setor.”

Como aderir ao programa

Papelarias interessadas em trazer o Programa Material Escolar para suas cidades podem seguir estes passos:

1. Entrar em contato com as associações (ADISPA ou ABFIAE) através de seus canais oficiais
  2. Buscar apoio de organizações locais, como associações comerciais
  3. Participar de audiências públicas para apresentar a proposta à comunidade
  4. Acompanhar os editais publicados pela prefeitura para credenciamento

Além de ser um facilitador para a papelaria entrar no programa as associações estão desenvolvendo programas de apoio ao varejo, visando preparar as papelarias para atender ao programa e outras oportunidades, oferecendo suporte e orientação, em áreas que incluem: Gestão de estoque, Previsão de custos, Organização para atender às demandas sazonais

Perspectivas futuras

Com o crescente sucesso do programa, espera-se um aumento significativo no número de municípios participantes para 2025. As associações continuam trabalhando em conjunto para aprimorar a comunicação e expandir o alcance da iniciativa.

O Programa Material Escolar demonstra como a união do setor papeleiro pode gerar benefícios para toda a cadeia, desde fabricantes até o consumidor final, promovendo educação de qualidade e desenvolvimento econômico local.

Entre em